Assine

Clínicos devem alertar tutores sobre dietas caseiras da internet

Estudo mostra que algumas receitas são perigosas para os pets

A dieta caseira se torna cada vez mais popular dentro do universo pet. Com a popularização da internet, é muito comum procurarmos tudo na rede, mas, nesse caso, é necessário alertar: perigo! Isso porque a formulação pode não ser confiável. 

O primeiro estudo que examinou receitas caseiras para gatos saudáveis, realizado pela Universidade da Califórnia (Davis/EUA), avaliou 114 receitas de fontes e livros on-line, escritos por médicos-veterinários e por quem não possui essa formação. De acordo com uma das autoras do estudo, nutricionista veterinária e professora de Nutrição Clínica na mesma Universidade, Jennifer Larsen, destas, somente 94 forneceram informações suficientes para análise nutricional por computador e nenhuma delas forneceu todos os nutrientes essenciais para atender às tolerâncias recomendadas pelo Conselho Nacional de Pesquisa para gatos adultos. 

“As receitas careciam de nutrientes, independentemente de terem sido escritas por veterinários, embora as de autoria de veterinários tivessem menos nutrientes essenciais fornecidos em quantidades insuficientes. A maioria das receitas era deficiente em três ou mais nutrientes, com algumas faltando quantidades adequadas de até 19 nutrientes essenciais”, diz. 

Jennifer explica que existem muitas receitas inadequadas e, às vezes, perigosas, disponíveis para os proprietários, portanto, é importante, sempre que possível, ressaltar isso nas consultas. “Atualmente, existem muitos estudos demonstrando que a maioria não é equilibrada, com muitas deficiências e alguns excessos de nutrientes. Eu recomendo fortemente que os tutores de animais de estimação evitem receitas gerais de livros ou fontes on-line e, em vez disso, consultar um nutricionista veterinário qualificado para obter uma receita personalizada (que é importante para todos os animais de estimação, mas é especialmente crítico para o gerenciamento de doenças)”, aconselha. 

Confira a reportagem completa. Clique aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.