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Comissões de Educação da Veterinária debatem novas diretrizes

Projetos pedagógicos foram debatidos entre os representantes

O III Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária do Sistema CFMV/CRMV’s desembarcou dia 06 de agosto, na cidade de Curitiba (PR), para debater os desafios da elaboração do projeto pedagógico considerando as novas diretrizes curriculares. O encontro reuniu, durante todo o dia, na PUCPR, representantes de 14 Estados das cinco regiões do País. 

Ao abrir o evento, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), Rodrigo Mira, deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou a importância das Comissões de Educação da Medicina Veterinária. “Estou aqui representando o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, e temos a honra de receber a joia da coroa. A maioria dos problemas que a nossa classe enfrenta vem da educação de má qualidade. Por isso, a Comissão de Educação é uma joia”, afirmou. 

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Palestrante abordou a importância de compreender o
atual perfil dos estudantes (Foto: reprodução)

Para o presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), Rafael Mondadori, outro objetivo do fórum é conseguir que todas as comissões de todos os Estados falem a mesma língua. Mondadori defende a importância de trabalhar para a unificação das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária do Sistema CFMV/CRMV’s. 

Desafios. O médico-veterinário Rogério Amorim, membro da CNEMV/CFMV, subiu ao palco para ministrar a palestra “Desafios da Montagem de Projeto Pedagógico frente às novas Diretrizes Curriculares Nacionais”. O professor iniciou a exposição afirmando: "O projeto pedagógico não é um documento burocrático, mas, na maioria das instituições, é visto assim. Ele vai direto para o arquivo e muitos não têm conhecimento. Esse é um dos maiores desafios: que ele deixe de ser papel e se torne um norteador do curso”. 

O palestrante também abordou a importância de compreender o atual perfil dos estudantes, falou da qualidade dos educadores como ponto crucial para a boa qualidade do ensino e apresentou os novos métodos de ensino-aprendizagem, além de defender o valor da relação entre professores e alunos. 

Senemv 2020. Os Estados presentes - Maranhão, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Roraima, Pernambuco, Paraná, São Paulo, Pará, Espírito Santo, Paraíba, Bahia e Piauí - também debateram e sugeriram temas para o XXV Seminário Nacional de Educação em Medicina Veterinária (SENEMV), previsto para 2020. 

As comissões regionais também tiveram espaço para expor as atividades e ações desenvolvidas após o último fórum, ocorrido em 2018. A exposição mostrou o alinhamento entre os representantes dos Estados. A maioria falou sobre a preocupação e necessidade de debater de forma clara os cursos de graduação a distância, além da devida fiscalização dos cursos de auxiliar de veterinário. O estímulo ao uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem também foi um dos temas abordados. 

Acreditados. Durante o Fórum, foram entregues a três cursos de Medicina Veterinária de Minas Gerais o selo do II Ciclo de Acreditação do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Os cursos de graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), das cidades de Betim e de Poços de Caldas, receberam o certificado de acreditação, representados por Isabella Bias Fortes, coordenadora do curso de graduação de Betim. Já o selo de excelência foi conquistado pelo curso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de Belo Horizonte, e recebido pela também coordenadora, Cláudia Freire.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

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