Assine

Como praticar o mindfulness e obter um estado de atenção plena?

Auxílio sobre a prática é oferecido gratuitamente por projeto da USP

A prática de mindfulness pode ser uma boa ferramenta de auxílio à conexão e atenção, diante de tudo o que tem acontecido no mundo.

De acordo com a enfermeira, PhD e pós-doutora em Saúde Mental, professora associada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), instrutora Sênior de Mindfulness, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental (GEPEMEN EERP-USP) e coordenadora do Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas (EERP-USP), Edilaine C. Silva Gherardi-Donato, mindfulness se trata de um estado mental que surge quando escolhemos cultivar a nossa atenção no momento presente, acolhendo gentilmente e sem julgamento as sensações físicas, mentais e emocionais que surgem.

“Trata-se de uma capacidade humana inata que permite, por meio da autorregulação da atenção, nos manter concentrados no que acontece no momento presente, assim como nos abrir à experiência com curiosidade e aceitação. A palavra inglesa “Mindfulness” é advinda da palavra "sati", termo oriundo da língua pali, que sugere estar atento e em estado de consciência plena. A tradução mais utilizada na língua portuguesa é “atenção plena””, diz.

A prática de mindfulness, segundo ela, ajuda a tomar consciência de nossas experiências, reconhecendo a forma como respondemos física e emocionalmente aos acontecimentos da vida. “Nesta tomada de consciência, ampliamos nossa habilidade de distinguir o que é realidade e o que é reatividade. Dessa forma, podemos reconhecer mais claramente a realidade e escolher acolher com mais gentileza nossas respostas às situações que estamos vivenciando”.

Com o objetivo de oferecer, semanalmente, práticas de mindfulness, guiadas por um instrutor certificado, para o público em geral, surgiu o Estúdio Cultivando Mindfulness, promovido pelo Centro de Mindfulness e Práticas Integrativas, projeto de extensão da EERP/USP, em parceria com o Mindful Space, serviço especializado em treinamento de mindfulness de Ribeirão Preto. “A ideia é disponibilizar um apoio à prática que seja regular, proporcionando, assim, os benefícios relacionados à diminuição do estresse e melhoria da qualidade de vida.

Leia aqui a reportagem completa, na edição de setembro da C&G VF.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

LEIA TAMBÉM:

Novos conselheiros do CRMV-MT tomam posse para o triênio 2020-2023

Funções do médico-veterinário estão além de cuidar de pets

Campanha ajuda profissionais que apresentam cães em exposições

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.