Assine

Contato com produtos de limpeza pode causar dermatites em pets

Médicas-veterinárias explicam importância na hora de selecionar os produtos certos

Em tempos de coronavírus, se preocupar com a limpeza dos ambientes residenciais é essencial. Mas você sabia que alguns produtos podem causar problemas a saúde dos pets, como dermatites?

De acordo com a  professora doutora e diretora Científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV-DERJ), Flávia Clare, alguns destes produtos atuam como irritantes na pele, principalmente em cães que apresentam dermatite atópica, pois são à base de substâncias químicas que irritam a pele do cão e desencadeiam a coceira e o prurido. “Pois os animais atópicos possuem defeitos na barreira cutânea e apresentam peles mais ressecadas. Além disso, produtos de limpeza podem desencadear uma dermatite de contato, causada por uma Hipersensibilidade do Tipo IV”.

E como também explica médica-veterinária, sócia proprietária da Bichos & Petiscos, Mariana Caetano Pimentel, isso ocorre pois alguns produtos para limpeza ambiental, normalmente, possuem em suas fórmulas substâncias corrosivas, ácidas, solventes e com pH diferente do pH da pele de cães e gatos, que, ao entrar em contato com a epiderme dos animais, pode causar dermatite por contato irritativo. “É comum observar além do prurido, pele inflamada, hiper pigmentada, podendo surgir manchas eritematosas, pápulas, crostas e úlceras”, pontua.

Dentre os produtos que podem causar dermatites nos pets, estão o sabão em pó, a água sanitária muito concentrada, os desinfetantes, os produtos multiuso e o sabão em pedra.

Quer saber mais como contornar a situação e utilizar produtos que não causam danos a saúdes dos pets? Clique aqui e leia a matéria de capa completa. 

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.