Assine

Covid-19 é foco de roda de conversa promovida pela Saúde Única Brasil

Recomendações sobre o coronavírus em animais e a origem da doença serão temas debatidos

A Rede de Integração de Saúde Única Brasil reúne profissionais de diferentes áreas para a conversa virtual "Pandemia da Covid-19: desastre biológico e sanitário". O evento será dia 17 de junho, via aplicativo Zoom, às 17h, e as inscrições estão abertas neste link.

Para abordar as recomendações oficiais sobre o novo coronavírus (SARS-CoV-2) em animais, a conversa contará com Julio Pompei, coordenador do Centro PanAmericano de Febre Aftosa, da Organização PanAmericana da Saúde (Panaftosa/Opas). Já para explicar a origem da doença e as contribuições da epidemiologia para o enfrentamento da pandemia, o debate terá a visão do médico-veterinário Ricardo Dias, doutor em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses e professor do Laboratório de Epidemiologia e Bioestatística, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP).

A relação entre animais, meio ambiente e saúde humana será o tema da apresentação da médica-veterinária do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, Vania Plaza Nunes. Ela tem experiência nas áreas de controle das populações de animais; bem-estar animal; zoonoses e vigilância sanitária; educação ambiental e meio ambiente.

Mediação. O debate terá a mediação de outros três médicos-veterinários: professora e doutora Christina Pettan-Brewer, da University of Washington, embaixadora da Fulbright One Health, membro fundador e colíder na Rede One Health Latin América/Ibero Caribe e fundadora da Rede Saúde Única Brasil; professora e doutora Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, da Unesp/Jaboticabal, representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), no Conselho Nacional de Saúde (CNS), uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde; doutor David Soeiro Barbos, professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Epidemiologia e Saúde Pública, atualmente em pós-doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine, University of London.

Iniciativa. A Rede de Integração de Saúde Única Brasil tem foco na pesquisa colaborativa e divulgação profissional e científica sobre o tema. O objetivo é agregar pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação e graduação de cursos diversificados, bem como profissionais de saúde que atuam nos serviços relacionados à interseção interdisciplinar saúde animal, saúde humana e saúde ambiental.

A rede visa, ainda, agregar profissionais de empresas privadas e governamentais que desenvolvam atividades relacionadas à Saúde Única, trabalhando em conjunto com gestores de diferentes níveis – local, regional, nacional e global.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.