Assine

Criação de estatuto pró-pantanal contará com auxílio do sistema CFMV

A legislação é uma proposta da Comissão Temporária do Pantanal (CTEPantanal) do Senado Federal

Em meio a atual situação enfrentada pelo Pantanal, Senado visa criar estatuto que contará com a colaboração do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) e de Mato Grosso (CRMV-MT). A legislação é uma proposta da Comissão Temporária do Pantanal (CTEPantanal) do Senado Federal.

De acordo com o CFMV, o documento tem o objetivo de dar suporte à conduta dos médicos-veterinários e zootecnistas que estão em campo, resgatando animais vítimas de desastres, com orientações para a atuação dos profissionais em cenários dessa natureza, diretrizes para a condução do resgate, assistência veterinária, manutenção e destinação de animais domésticos e silvestres.

“Já recebemos a minuta do projeto de lei e vamos estudar, com nossas comissões técnicas de Animais Silvestres e Meio Ambiente, para contribuir na construção de ações que beneficiem de fato a fauna e a flora pantaneira, garantindo o bem-estar de todos”, explicou representante do CFMV, Rodrigo Montezuma, que junto do presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva, participou da diligência externa feita pelos parlamentares, em Corumbá (MS).

Ainda como pontua o Conselho Federal, é esperado pelos idealizadores do projeto que que o texto, a ser redigido, contenha regras que enfatizem as características do bioma e consonante aos anseios dos pantaneiros.

Para mais informações sobre a iniciativa, acesse a publicação do CFMV, clicando aqui.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Fauna e flora do Pantanal pedem socorro: quem é o principal culpado?

Arquiteta dá dicas para decorar a casa com materiais "pet friendly"

Homeopatia: veterinária comenta técnica contra pulgas e carrapatos

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.