Assine

CRMV-SP firma parceria com Instituto de Criminalística

Um dos objetivos da união é implementar um IML Veterinário

Com o objetivo de promover a importância do parecer médico-veterinário nos casos de maus-tratos e expandir as iniciativas de investigação dos crimes contra animais, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) iniciou parceria com o Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo (IC). 

Da reunião que iniciou os trabalhos, participaram o presidente do CRMV-SP, Mário Eduardo Pulga; as médicas-veterinárias integrantes da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal (CTMVL), Mara Rita Rodrigues Massad, Noeme Sousa Rocha e Ana Cristina Tasaka; a assessora especial do Conselho, Rebecca Politti; o diretor técnico, Maurício da Silva Lazzarin, e a diretora do Centro de Perícias, Cristiane Faria Dias, ambos do IC. 

Na oportunidade, o presidente do Regional apresentou o Guia Prático de Avaliação Inicial de Maus-tratos a Cães e Gatos, elaborado pela Comissão Técnica de Bem-estar Animal do CRMV-SP e que servirá de apoio no treinamento para peritos criminais reconhecerem casos de maus-tratos aos animais. Lazzarin explanou sobre a atuação do IC, que conta com 56 unidades em todo Estado, sendo 11 núcleos maiores – localizados nas mesmas cidades onde existem Unidades Regionais de Fiscalização e Atendimento (Urfas) – e 45 equipes menores. 

A primeira etapa dessa parceria será o treinamento voltado aos peritos do IC, a ser realizado ainda em outubro, com palestras das médicas-veterinárias Tália Missen Tremori, também da CTMVL, utilizando o guia de maus-tratos, e Noeme, apresentando pioneiro e recém-inaugurado Ambulatório de Corpo de Delito de Animais, implantado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), campus Botucatu. 

“Este é um momento histórico para a Medicina Veterinária Legal. Tentamos, há muitos anos, a implantação de um IML Veterinário e esta parceria com o IC é um sinal de que, em algum momento, isso vai acontecer”, enfatiza a presidente da CTMVL, Mara, lembrando que essa aproximação com o Instituto de Criminalística deverá impulsionar a Medicina Legal e atrair mais profissionais para atuarem na área. 

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.