Assine

CRMV-SP lança guia para avaliação de maus-tratos contra animais

71% dos pets de mulheres que sofrem violência doméstica também são punidos

A Comissão de Bem-estar Animal, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) elaborou e colocou à disposição dos profissionais o “Guia Prático para Avaliação Inicial de Maus Tratos a Cães e Gatos”. 

O documento tem como objetivo colaborar com agentes públicos e profissionais designados para o atendimento de denúncias de maus-tratos a animais, por meio de um protocolo básico que possibilite o levantamento da situação e dê o embasamento para encaminhamento aos órgãos competentes e demais ações cabíveis, de acordo com o nível de comprometimento da Saúde Única no ambiente em que o animal esteja inserido. 

O guia aponta a correlação entre a violência doméstica humana e os maus-tratos contra animais e alerta para a necessidade dos atendimentos de denúncias de negligência a pets serem melhor monitorados. 

No Brasil, um estudo realizado a respeito da violência doméstica apontou que 71% dos animais pertencentes a mulheres que haviam sofrido violência doméstica tinham sido submetidos a maus-tratos naquele domicílio. 

Dados da Polícia Militar do Estado de São Paulo demonstram, ainda, que um terço das pessoas autuadas por crueldade aos animais têm, também, outros registros criminais, sendo que 50% destes registros são de crimes de violência contra pessoas. 

O documento traz orientações com relação a preparação para o atendimento de denúncia, a abordagem inicial, o registro da inspeção, assim como os itens a serem observados avaliados no animal, no ambiente e no tutor. São apresentados, ainda, a categorização da conclusão da denúncia, modelos de formulários que podem ser utilizados pelos profissionais e informações básicas sobre qual seria a condição ideal a ser encontrada em uma situação adequada. O guia pode ser conferido aqui ou aplicativo do CRMV-SP.

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.