Assine

CRMV-SP premia profissionais das áreas de Saúde Pública e Pesquisa

Hélio Langoni, Marcelo Bahia Labruna e Olympio Geraldo Gomes foram os homenageados

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), pelo quarto ano consecutivo, laureou os profissionais que se destacaram na Medicina Veterinária. Foram entregues prêmios nas categorias de Saúde Pública (Prêmio Sebastião Timo Iaria), Pesquisa (Prêmio Moacyr Rossi Nilson) e uma homenagem póstuma.

O Prêmio Sebastião Timo Iaria foi entregue ao médico-veterinário sanitarista e professor titular aposentado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Hélio Langoni, e o Prêmio Moacyr Rossi Nilson, ao epidemiologista e professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Bahia Labruna.

A premiação faz parte das atividades da 4ª Semana do Médico-Veterinário, que ocorreu entre os dias 8 e 11 de setembro, em formato digital, e discutiu sobre as novas perspectivas para a Medicina Veterinária. “É importante reconhecer os colegas, pois eles são exemplos para toda a classe", disse o presidente do Regional, Mário Eduardo Pulga.

Os prêmios são entregues anualmente no mês de setembro, em comemoração ao Dia do Médico-veterinário. Os profissionais homenageados são indicados por meio de pesquisa e análise curricular. O processo de seleção é feito pela Comissão de Avaliação e Julgamento do CRMV-SP e os nomes finais, aprovados em reunião plenária.

Prêmio Sebastião Timo Iaria. Especializado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade São Paulo (USP) e doutor em Virologia pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover-Alemanha, Langoni tem experiência em Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em zoonoses e Saúde Pública. “Agradeço imensamente aqueles que se lembraram do meu nome para este prêmio. Sou grato ao carinho dos meus alunos, da minha família e a Deus, por ter me dado saúde para que eu pudesse desenvolver o meu trabalho com seriedade e amor”, comemora o professor titular aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp.

Prêmio Moacyr Rossi Nilson. Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses pela USP, Labruna desenvolveu diversos estudos de sistemática de carrapatos, os quais proporcionaram a reclassificação taxonômica e a descrição de mais de dez novas espécies.

Pesquisou, ainda, infecções experimentais de animais domésticos e silvestres como agentes causadores de febre maculosa. “Dedico essa homenagem a todos os colegas e parceiros de pesquisas. Sou grato por tal reconhecimento e imputo-me uma responsabilidade profissional ainda maior”, afirma o pesquisador.

Homenagem póstuma. O Conselho também prestou homenagem póstuma ao médico-veterinário Olympio Geraldo Gomes, falecido no dia 10 de julho de 2020. Gomes foi gestor da Junta Governativa Interina da autarquia durante os anos de 1984 a 1988. Uma das principais bandeiras levantadas por Gomes foi a de fortalecer a Medicina Veterinária no Estado. Sua intenção era estreitar a distância entre o Conselho e os profissionais e, para isso, não poupava esforços em caravanas pelo interior para debater temas de interesse da classe. Em 2019, já com a saúde debilitada, Gomes foi homenageado durante cerimônia em celebração aos 50 anos do Regional, sendo representado pelo filho, Ricardo Gomes.

Fonte: CRMV-SP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Data de eleição para próxima gestão do CFMV já está definida

Cbov abre edital para reconhecer especialistas em otalmologia veterinária

Saúde Única é um dos pilares da Medicina Veterinária do Coletivo

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.