Assine

Dermatite Atópica é uma das doenças mais recorrentes em Shih Tzu

Falta de zinco é um dos principais fatores que agrava problemas de pele

A dermatite atópica, doença inflamatória da pele que causa coceira, vermelhidão, irritação e perda de pelo em excesso, tem aumentado entre os cães. Uma das raças que mais sofre com a doença é a Shih Tzu, conhecida por ter uma pelagem lisa que atinge grandes comprimentos. 

Por serem animais muito sensíveis e delicados, é necessário que o tutor tome alguns cuidados básicos. “É preciso secar bem o cão após o banho, utilizando produtos mais neutros, com um soprador e, depois, um secador na temperatura morna. Além disso, evitar pulgas, que podem trazer grandes transtornos ao bem-estar dos pets e causar alergia específica”, explica o veterinário da Equilíbrio Raças Específicas, da Total Alimentos (Três Corações/MG), Marcello Machado. 

Muitas vezes é difícil identificar as causas exatas de alergias, pois os agentes causadores são inúmeros, como pó, produtos de limpeza doméstica e alguns ingredientes utilizados na fabricação de rações, conforme comenta o profissional. 

A doença se manifesta, principalmente, depois que os pets coçam ou passam a lamber, em excesso, uma parte do próprio corpo. “A partir deste momento, o cão pode apresentar edemas e descamação, produzida por alterações no sistema imunológico”, aponta. 

Além desses fatores, o veterinário explica que o contato com roupas sintéticas e cosméticos e a predisposição genética são fatores consideráveis para o desenvolvimento da dermatite atópica. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.