Assine

Dezembro Verde: Vetnil alerta sobre abandono de animais

Companhia reforça a importância da guarda responsável entre os tutores

Visando informar a população sobre a importância da guarda responsável, principalmente nesse período do ano onde aumentam consideravelmente o abandono de animais de companhia, a Vetnil reafirma seu apoio à campanha “Dezembro Verde” na luta contra o abandono e os maus tratos a animais. 

Nos últimos anos, o período de novembro a fevereiro registrou aumento de até 70% no número de pets deixados sem qualquer amparo de seus tutores. Este índice aponta não apenas animais abandonados à própria sorte nas ruas, mas, também, os que são deixados em casa sem água ou comida e esquecidos em hotéis pet e abrigos.

A ONG Amalo, parceria da Ventil e responsável por mais de 500 resgates só em 2019, destaca que há, ainda, outros fatores que motivam o abandono dos companheiros de quatro patas, como animais de grande porte para espaços pequenos, alteração do nível econômico ou desemprego do tutor, mudança de endereço, perda de interesse ou comportamento problemático do animal, alergia de algum membro da família, nascimento de um filho, internação ou morte do tutor entre outros.

Para o diretor de Marketing e Novos Negócios da Vetnil, Cristiano Sá, é necessário consciência e responsabilidade ao decidir adotar um pet. "O tutor precisa fornecer alimentação, moradia adequada, bem-estar e saúde ao animal. Os pets que são abandonados não foram criados para sobreviver nas ruas e podem sofrer com a fome, atropelamentos, envenenamentos, maus-tratos e enfrentar inúmeras outras situações adversas”, afirma.

O executivo ressalta, também, que o abandono de animais é crime e o infrator pode sofrer penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais (lei federal 9.605/1998), como detenção de três meses a um ano e multa, podendo ser ampliada caso o animal morra. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.