Assine

Dias mais frios predispõem o surgimento da tosse dos canis

Também chamada de traqueíte, a doença altamente contagiosa entre os pets

A tosse dos canis (também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina ou traqueíte) é uma doença altamente contagiosa entre cães e tem maior incidência no frio. Como agora estamos no inverno, os veterinários podem perceber um aumento de casos no dia a dia., daó a importância de alguns pontos sobre a doença.

A médica-veterinária Mabel Fuga Previdi, do Núcleo Oeste de Médicos-Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet/SC), explica que é uma doença de distribuição mundial, que atinge cães de todas as raças e idades. Como a gripe humana, as temperaturas baixas e umidade predispõem o surgimento desta patologia. “É considerada uma doença multifatorial, pois sua patogenia tem relação tanto com vírus quanto com bactérias.  Ataca o sistema respiratório dos cães, e os micro-organismos que podem ter relação com esta síndrome são a Bordetella bronchiseptica, o vírus da Parainfluenza Canina, o Adenovírus Canino tipo II, o Vírus da Cinomose, dentre outros”, relata.

A transmissão ocorre por meio do contato direto com o animal contaminado, ou contato indireto, por meio do ar, secreções respiratórias, aerossóis e objetos contaminados, como vasilhas, brinquedos, caminhas, casinhas, etc. “Os agentes se locomovem facilmente por meio de tosses e espirros, por isso é considerada uma doença altamente contagiosa, principalmente em ambientes com aglomerações de cães. Por este motivo o nome ‘Tosse dos Canis’”, explica Mabel.

O diagnóstico da doença se dá, principalmente, pela avaliação clínica e histórico do animal. Para ler sobre sintomas e tratamento, acesse aqui a reportagem completa, na edição de julho da C&G VF.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

LEIA TAMBÉM:

Otites devem ser prevenidas em cães e gatos mesmo no inverno

Pós-quarentena: como entreter os pets e evitar a ansiedade de separação?

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.