Assine

Distribuição equitativa de medicamentos é exigida por associações

Declaração pede harmonização no acesso aos medicamentos veterinários

Para fazer com que medicamentos de uso veterinário seja distribuído de maneira equitativa em todo o mundo, onze associações veterinárias assinaram uma declaração de posição que pede reforço na harmonização e convergência regulatória do acesso aos remédios. A iniciativa foi criada e está sendo elaborada pela World Small Animal Veterinary Association (WSAVA).

De acordo com a associação, ter contato com os medicamentos ainda é um desafio em algumas regiões do globo, como a Europa de Leste, África e Ásia, o que limita a forma como os médicos-veterinários tratam os animais. Ainda é levantado pela mesma, que os medicamentos considerados essenciais, como os voltados para a gestão da dor, estão inclusos nesse déficit.

Para auxiliar numa melhor resposta referente a tais problemas, a WSAVA criou o Therapeutics Guidelines Group, uma iniciativa que pretende melhorar o acesso e aumentar a conscientização e conhecimento para os problemas regulatórios que ainda persistem e que impedem o acesso equitativo aos medicamentos.

Também é explicado pela associação que um inquérito realizado com profissionais do setor em 2016 e 2017 revelou que 75% dos especialistas do setor afirma que o acesso, ou a falta dele, impacta diretamente a capacidade de responder às necessidades dos pacientes.

Atualmente a declaração de posição já foi assinada pelas associações World Veterinary Association, HealthforAnimals, Federation of European Companion Animal Veterinary Associations e outras.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.