Assine

Docente da Unesp é eleito vice-presidente da ESVCN

Professor Aulus Carciofi permanecerá no cargo por seis anos

O Prof. Dr. Aulus Carciofi, docente da FCAV-UNESP Campus de Jaboticabal (SP) foi eleito vice-presidente da Sociedade Europeia de Nutrição Veterinária e Comparada (ESVCN em inglês) durante o 23º Congresso anual desta instituição, ocorrido em Turim, Itália, na Università Degli Studi Di Torino, entre os dias 18 e 20 de setembro. 

Segundo as normas desta Sociedade, ele permanecerá como vice-presidente por três anos, passará automaticamente a presidente por mais três anos e, posteriormente, ocupará por também três anos o cargo de ex-presidente. Isso resulta em um compromisso de nove anos, portanto. 

O cargo enseja participar da coordenação do Congresso anual da ESVCN, bem como da organização da parte de Nutrição do Congresso Europeu de Medicina Veterinária Interna (ECVIM-CA em inglês), evento no qual prof. Aulus proferiu duas palestras este ano. Foi em 2006 que o prof. Carciofi foi pela primeira vez ao congresso da ESVCN já levando um aluno de doutorado e, assim, inaugurando a participação brasileira no evento. 

A partir daí, compareceu a quase todas as edições do evento nos anos posteriores sempre levando orientados para apresentarem trabalhos e terem a experiência de viver um ambiente e alta exigência de metodologia científica, conviver com os melhores pesquisadores do mundo e ampliar seus horizontes culturais. Aulus sempre buscou patrocínio de agências do governo, de empresas e utilizou recursos advindos de cursos e simpósios realizados por seu grupo de pesquisas para ajudar a custear a ida dos alunos.

Posteriormente, alguns ex-orientados seus, já com doutorado concluído e ocupando cargos de docência em outras universidades brasileiras, passaram, também, a comparecer ao congresso levando seus próprios orientados, bem como outros profissionais da área. Este movimento influenciou toda uma geração de pesquisadores brasileiros que passou a fazer parte importante do número total de participantes do Congresso. 

Em 2013, ocorreu o Simpósio Internacional Waltham de Ciências da Nutrição (WINSS em inglês), ocorrido na cidade de Portland, Estados Unidos e que é organizado desde 1987 pelo Centro Waltham de Nutrição Animal. Durante cinco dias, o evento reuniu as principais autoridades no assunto de todo o mundo, que se apresentaram em palestras de diversos temas. Além desses especialistas, o Simpósio recebeu 100 pesquisadores de diferentes países que apresentaram seus trabalhos científicos em duas modalidades: pôster e palestra. Os trabalhos foram julgados por um comitê científico e os vencedores das duas modalidades foram brasileiros, pesquisadores do campus de Jaboticabal da Unesp. 

Em 2018, este mesmo grupo de pesquisas ganhou dois dos quatro prêmios conferidos a trabalhos apresentados na forma de palestra e de poster no Congresso da ESVCN. Em 2019, Aulus Carciofi foi indicado pela atual presidente da associação europeia, profa. dra. Britta Dobenecker, para assumir o cargo de vice-presidente e foi eleito pela assembleia. 

A excelência dos trabalhos dos pesquisadores brasileiros de forma geral na área de nutrição de cães e gatos fica assim reconhecida e com possibilidade de influenciar os rumos da pesquisa mundial neste setor. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.