Assine

Eficácia de dietas é superior aos exercícios para cães obesos

Estudo ainda visa analisar os benefícios da atividade física para os pets

O combate à obesidade em pets costuma combinar a restrição calórica, por meio da dieta, e os exercícios físicos, como caminhadas e algumas brincadeiras. Um estudo, recentemente publicado, mostra, no entanto, que a restrição calórica possui uma eficácia mais alta da perda de caso em cães.

Na pesquisa, os dois tratamentos habitualmente sugeridos foram testados em 13 cães com excesso de peso, que foram distribuídos por dois grupos, cada um com um plano de tratamento diferente, um com a restrição calórica na alimentação e o outro com a atividade física.

exercicio_cao
Grupo que realizou a dieta não necessitou de alterações
nos níveis de atividade física (Foto: reprodução)

No segundo grupo, os animais tiveram que aumentar a sua atividade física em, pelo menos, um terço do habitual para acompanhar a perda de peso do grupo que passou pela restrição calórica. De acordo com os autores do estudo, o primeiro resultado foi a mudança de peso dos animais, acompanhada da redução das medidas do pescoço, do tórax e abdominal.

Mesmo com o resultado positivo para a restrição calórica, os autores do estudo acreditam que ainda sejam necessárias novas pesquisas sobre a temática para analisar os benefícios do exercício físico na saúde de cães obesos.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.