Assine

Elanco conclui a aquisição da startup Aratana Therapeutics

Com isso, empresa reforça presença no segmento de animais de companhia

A Elanco Saúde Animal anunciou a conclusão do acordo para aquisição da Aratana Therapeutics, startup focada no desenvolvimento e comercialização de terapias inovadoras para cães e gatos, que tem entre os seus produtos o Galliprant, um medicamento para osteoartrite canina. 

A Elanco tem apoiado o desenvolvimento da Aratana desde o seu início, tendo participado, inclusive, das primeiras rodadas de financiamento da companhia. O relacionamento continuou em 2016, com um acordo global para os direitos exclusivos de desenvolver, fabricar e comercializar o Galliprant, o primeiro anti-inflamatório não-esteróide do gênero. 

A Aratana tem, ainda, um pipeline de cinco produtos em desenvolvimento para condições que variam desde dermatite atópica, dor, inflamação até oncologia. "A Aratana tem sido uma das empresas mais inovadoras em saúde animal, trazendo soluções modernas para o mercado. Estamos ansiosos para colocar mais energia por trás dessas marcas com nosso aumento de participação na companhia, ao mesmo tempo em que alavancamos a forte presença da Aratana no mercado de especialidades”, afirma o presidente e CEO da Elanco, Jeff Simmons. 

Segundo o vice-presidente da Elanco para a América Latina, Calos Kuada, a aquisição da Aratana impactará, inclusive, o mercado brasileiro de saúde animal. Isso porque as novas tecnologias desenvolvidas pela companhia devem desembarcar no País em breve. "O Galliprant, por exemplo, já está em processo de aprovação no Brasil e deve ser lançado pela Elanco nos próximos meses", afirma. 

Esta transação, de acordo com o presidente e diretor executivo da Aratana, Craig Tooman, reconhece a contribuição da empresa para o segmento de terapêuticos na saúde animal, focando especificamente no histórico da Aratana. “Como uma empresa importante no setor de saúde animal, acreditamos que a Elanco ajudará a expandir nosso portfólio com seus recursos e sua presença no segmento de animais de companhia”, declara. 

Animais de companhia. Em abril, a Elanco também já havia assinado um acordo de desenvolvimento e comercialização de medicamentos veterinários com a VetDC para o Tanovea-CA1, o primeiro tratamento de linfoma canino aprovado pela FDA. 

Baseada em Ft. Collins, Colorado, a VetDC é uma spinoff da Colorado State University, criada para identificar, desenvolver e comercializar terapias oncológicas para animais de companhia. "Esses acordos, junto ao nosso foco dedicado ao setor de especialidades veterinárias, se encaixam perfeitamente em nosso plano estratégico, ampliando o foco da Elanco em terapias para animais de companhia e nos posicionando melhor neste mercado", afirma Jeff Simmons. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.