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Empresas e laboratórios se aproximam de veterinários em evento pet

Apostar em produtos, reforço de marca e ações valorizam a imagem das companhias

Cláudia Guimarães, de Brasília (DF)

claudia@ciasullieditores.com.br

com auxílio de Sthefany Lara

Uma das inúmeras metas que as empresas do setor de animais de companhia carregam é chegar ao veterinário, ou seja, apresentar seu portfólio de produtos para que estes profissionais utilizem e, se aprovarem, recomendem aos seus clientes e pacientes. Eventos como o Congresso Brasileiro da Anclivepa (CBA) representam uma oportunidade para a aproximação com este público. Por isso, empresas parceiras da C&G VF estiveram presentes na edição deste ano expondo suas principais marcas e ações.

Receita e ações dos campeões. Logo na abertura do congresso, a Vetnil realizou a entrega do Prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2018. A premiação tem o intuito de homenagear os médicos-veterinários atuantes na clínica de pequenos animais que mais se destacaram durante o ano. Dessa vez, o profissional premiado foi Paulo César Jark. "É uma honra e felicidade enorme estar aqui representando a classe veterinária. Agradeço minha família, que foi meu suporte nos anos de estudo; agradeço os veterinários e alunos que participaram da votação e gostaria de dizer que fico honrado em representar todos aqui na frente. Eu, como docente e pesquisador, mas, também, como clínico, me orgulho de tudo que podemos oferecer aos animais, tutores e alunos por meio das especialidades e pesquisas do setor. Por fim, um agradecimento mais que especial aos nossos pacientes, responsáveis por estarmos aqui hoje e por nos fazer buscar melhorar sempre. Agradeço, especialmente, a oncologia, porque, mesmo quando não conseguimos curar, conseguimos cuidar", declarou o premiado, que recebeu a homenagem do diretor de Marketing da Vetnil, Cristiano Sá.

Conhecimento também foi uma das apostas da empresa, que realizou o 4º Simpósio Vetnil dentro da grade do evento. O principal objetivo do simpósio é a educação continuada de profissionais da Medicina Veterinária e, para isso, a empresa convidou renomados veterinários para comandarem as apresentações. Nomes como Márcio Antônio Brunetto, Ana Cláudia Balda e Alexandre Daniel ministraram as palestras sobre usos e benefícios de ômega 3 para os pets.

Além disso, a empresa levou para a feira seu mais recente lançamento: o Ômega 3+SE, nas versões 550 e 1100. O produto é composto por uma associação de ácidos graxos essenciais, Vitamina ‘E’ e Selênio, conhecidos como potentes antioxidantes. Obtido de peixes marinhos de águas frias, o produto fornece EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenoico) na proporção ideal. Na versão 550 e 1100, o novo suplemento é acondicionado em cápsulas opacas, que ajudam a preservar as características do produto, garantindo sua qualidade. "O medicamento foi desenvolvido junto com o Brunetto, que diz tratar-se de um produto diferenciado, indicado para problemas cardíacos, dermatológicos, para problemas de cognição, entre outros", revelou Cristiano Sá.

Para completar as atividades da companhia durante o CBA, em parceria com a Anclivepa Brasil, a Vetnil distribuiu 3 mil mudas de ipê em seu estande, durante os três dias de evento. Outra ação focada no bem-estar ecológico ficou por conta de seu estande: os materiais utilizados foram todos recicláveis e as madeiras de reflorestamento. Além disso, alguns materiais promocionais, como a caneta e o copo utilizado para servir café, foram feitos de papelão. "O evento focou na parte de sustentabilidade, como reciclagem de lixo, mochilas recicláveis, ausência de copos plásticos, entre outras ações, então nosso estande também seguiu essa linhagem e a muda faz parte disso”, declarou o executivo. Os visitantes puderam levar essas plantas para casa e, quem não quis, teve a opção de doar para a Anclivepa, que irá plantar essas unidades em uma área de reflorestamento.

O pet em primeiro lugar. A Royal Canin aproveitou o espaço do congresso para arriscar em um novo formato interativo entre especialistas e congressistas: Conversa com os Feras. Nada mais é que mesas redondas compostas por profissionais renomados e visitantes que desejam sanar algumas dúvidas sobre as temáticas. A gerente de Marketing da companhia, Ana Cristina Silva Pinheiro, comentou que esse foi um formato novo que a empresa instituiu com a organização do CBA e a ideia era, justamente, levar grandes especialistas de áreas específicas, em um ambiente informal, em que as pessoas pudessem comparecer e, realmente, tirar dúvidas sobre os temas. "Orientamos as pessoas que trouxessem suas questões para aproveitarem ao máximo o momento com os especialistas", disse. As conversas foram sobre cardiologia, medicina felina e dermatologia.

A empresa também realizou seu Simpósio de Especialidades no evento. Archivaldo Reche Júnior, carinhosamente conhecido como Valdo por seus colegas de profissão e alunos, Carolina Zaghi e Allan Poppl ministraram palestras que, no geral, focavam em um tema muito discutido pela empresa no CBA: obesidade.

Esta é uma doença que vem crescendo na população de cães e gatos: 53% dos gatos e 59% dos cães de todo o mundo apresentam sobrepeso ou obesidade. Portanto trata-se de um problema crescente, seja pelo estilo de vida, sedentarismo e, também, pelo comportamento alimentar do tutor com o animal, como explica a gerente de Marketing: “Ou seja, o animal, às vezes, ganha petiscos adicionais, mais alimento do que deveria e acaba ingerido mais calorias. Então, focamos na causa sobre controle de peso, saúde e peso ideal”, declarou. Com este foco, a empresa levou para o estande experiência, onde o visitante colocava um colete de 5kg e simulava uma caminhada.

Quisemos mostrar, exatamente, como é esse animal caminhando com um peso adicional e como isso pode trazer outros problemas, de articulação, por exemplo, ou outras doenças endócrinas e cardiorrespiratórias, reduzindo a qualidade e a expectativa de vida, já que os animais com sobrepeso ou obesidade têm uma redução no tempo de vida”, salientou Ana Cristina.

Movido pela inovação. O laboratório Biovet Vaxxinova, por sua vez, destacou seu produto Vermivet, destinado a cães e gatos. O gerente de Marketing da Linha Pet da empresa, Leandro Venditti, comentou que, o evento possui grande repercussão entre os clínicos respaldada pela relevância em termos técnicos e científicos. “Nesse sentido, ao poder apresentar em um só lugar, no nosso estande no congresso, informações necessárias e indispensáveis sobre saúde e bem-estar dos cães e gatos, Vermivet reforça, cada vez mais, sua marca como referência em vermifugação", expôs.

Segundo ele, isso ocorre porque a linha Vermivet apresenta inúmeros atributos: "Além de proporcionar a vermifugação eficaz, esperada e indispensável para saúde pet, temos soluções na nossa linha que atendem de filhotes a cães e gatos adultos, e nos tornamos, ainda, uma referência confiável ao criar e promover um calendário anual de vermifugação (3 doses), que também segue uma agenda que ajuda os pet lovers a lembrar de outras necessidades do pet, as quais, antes, passavam despercebidas ao longo do ano. Isso traz benefícios para todos os clínicos", complementou.

Outro produto trabalhado fortemente pelo laboratório durante o CBA foi o Meloxitabs, uma importante solução em termos de anti-inflamatório e esse é um dos principais destaques no estande da empresa durante o congresso. Venditti, frisou o produto é "não esteroide" e apresenta uma formulação palatável, com atividade inibidora seletiva da cicloxigenase-2 (COX-2). "Ele é extremamente eficaz e versátil, sendo indicado como analgésico, anti-inflamatório e antiexsudativo para cães e gatos, sendo especialmente apropriado para patologias dolorosas ou degenerativas, agudas ou crônicas", discorreu.

E, embora o Biovet tenha ficado fora das edições mais recentes do CBA, conta com um histórico de participação no evento. Segundo Venditti, a inciativa do retorno ao CBA consolida a proximidade da marca junto aos clínicos de pequenos animais, estudantes de Medicina Veterinária, distribuidores e parceiros comerciais, tendo em vista expandir os conhecimentos e a oferta de soluções necessárias para o setor. "Isso ocorre porque o CBA tem tradição em servir como uma plataforma privilegiada para troca de informações sobre o mercado. Nesse sentido, a equipe de marketing, técnica e de gestão do Biovet Vaxxinova esteve à disposição para apresentar no estande da empresa, entre outras soluções, toda a gama de produtos, composta por marcas como Meloxitabs, Vermivet Iver, Dipirona Gotas, linha de suplementos", evidenciou.

Um mundo melhor para os pets. A Mars Petcare patrocinou a palestra “Tratamento e controle da doença periodontal", ministrada por Marcello Roza. A empresa focou em conteúdos informativos como este porque estão fortemente ligados aos produtos oferecidos por suas marcas. Roza explicou que a cada 100 pacientes com mais de três anos de idade, 85 têm doença periodontal. Um dos principais problemas é o crescimento gengival, como explicado por ele. "Com uma lâmina de bisturi, removemos o excesso de gengiva, em todos os dentes e, muitas vezes, em casos extremos temos que utilizar o cauterio, mas lembrando em se preocupar com o aquecimento", discorreu na apresentação.

Roza revelou que foi uma surpresa ser convidado a ministrar a palestra, pois pensa em pessoas da nutrição quando o assunto é uma empresa de alimentos. "Coincidentemente, eu já havia dado algumas palestras para a Mars na Argentina, falando de Dentastix e aí surgiu o convite para o CBA. Fiquei bastante feliz porque é legal falarmos do que gostamos e estarmos alinhados com os produtos de boa qualidade que temos disponíveis para a nossa área. Porque temos muitos produtos no mercado, mas saber quais funcionam é essencial”, frisou.

Abordando um pouco mais sobre a temática sobre a qual foi convidado a falar, Roza destacou que o principal cuidado com a saúde bucal de cães e gatos é a escovação, mas que, por outro lado, existem produtos, como o Dentastix, da Mars Petcare, que auxiliam na prevenção e tratamento de placas bacterianas. “Este ajuda muito até porque possui duas coisas legais que são complementares: a primeira é a ação mecânica, pelo formato e consistência que ele tem, que trabalha removendo placa bacteriana, minimizando a formação de placas e cálculos. A segunda ésobre as substancias químicas ativas presentes no produto, que contribuem para resultados positivos”, garantiu.

O veterinário considera sensacional as ações realizadas pela Mars durante o CBA e lembra que, quando nós, humanos, precisamos de um dentista, não vamos ao médico, temos um profissional só para isso e, muitas vezes, os proprietários e até os clínicos não conseguem entender que somos nós, veterinários, que tratamos dos dente. Devemos destacar a importância e o reflexo disso na saúde de pets como um todo, porque se não tratar a periodontal, aumenta o risco do paciente ter endocardites, glomerulonefrites e diversas doenças em que as bactérias começam lá na boca e vão parar em outros locais”, salientou.

O objetivo de levar educação para o evento não parou na palestra. A Mars prolongou essa área de conhecimento para o estande. Segundo o gerente de Marketing da empresa, Ricardo Marinho, o foco foi – mas não só – espalhar conteúdo sobre a saúde oral e o efeito do Dentastix na saúde bucal de cães e de gatos. “Também levamos o lançamento de Optimum versão seca e a alimentação úmida, com base em Whiskas, para falar dos benefícios de alimentos úmidos para o trato urinário de gatos”, inseriu.

Além dos produtos, Marinho apontou que, no estande, houve uma apresentação sobre “quem é Waltham”. “Trata-se de um centro de pesquisas que traz muito conteúdo para o ramo veterinário e poucos profissionais e estudantes conhecem a fundo o trabalho desenvolvido por lá. Por isso, levamos alguns detalhes sobre o centro neste evento”, disse. Para ele, o principal objetivo de participar de eventos é estar próximo ao público veterinário. “Isso porque eles são influenciadores importantes e é dever da indústria retribuir com esse conteúdo", ponderou.

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