Assine

Encontro debate o papel do coordenador de curso de Zootecnia

Reunião sobre ensino ocorreu nos dias 13 e 14 de agosto, em Uberaba (MG)

Coordenadores e docentes de cursos de Zootecnia de todo o País e integrantes dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária e de Zootecnia se reuniram na Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), na 25ª Reunião Nacional de Ensino em Zootecnia, entre os dias 13 e 14 de agosto. 

O evento debateu temas como a gestão acadêmica e o papel do coordenador nos cursos de Zootecnia, as ferramentas para otimizar a educação a distância e a matriz curricular dos cursos de graduação. De acordo com a presidente da Comissão Nacional de Educação em Zootecnia do CFMV (CNEZ/CFMV), Ana Ambiel, os objetivos foram alcançados: “Abordamos temas específicos, exemplificando a atuação do coordenador. Ele deve fazer a gestão de todo o curso e observar os índices de desempenho, como evasão, retenção e sucesso”, comentou. 

A presidente explicou que o evento foi realizado com base nas reuniões do ano passado e com algumas experiências e tópicos levantados. “A CNEZ elaborou um questionário para os coordenadores manifestarem temas que eles têm mais interesse. Recebemos cerca de 50 respostas, considerando que existem 107 cursos de Zootecnia, e pudemos, então, estabelecer os eixos temáticos na reunião de ensino”, compartilhou. 

A coordenadora do curso na Unidade Acadêmica de Garanhuns, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), e membro da CNEZ/CFMV, Safira Bispo, recebeu o prêmio Mário Hamilton Vilela “Coordenador do Ano”, pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), destinado a profissionais de destaque no ensino de Zootecnia. “A participação de Safira na reunião foi muito importante. Ela apresentou todos os pontos com exemplo prático das ações sob sua coordenação e mostrou como os coordenadores podem atuar em diferentes frentes”, relatou Ana. 

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.