Assine

Entenda a importância da raça bloodhound na busca por pessoas

Cães são reconhecidos historicamente pelo trabalho

Já é de conhecimento o quão poderoso pode ser o faro dos cães, no entanto, uma raça se destaca facilmente, a bloodhound. Com mais células olfativas que qualquer outra, estes cães são conhecidos por auxiliar, e muito, em buscas por pessoas fugitivas ou desaparecidas, que estão sendo procuradas pelas famílias, tática chamada de Mantrailing.

Aqui no Brasil, a ação é realizada pelo Grupamento de Busca e Resgate (GBR Brasil), que foi iniciado há 16 anos, pela psicanalista Ana Beatriz Mincarelli Albernaz. Ela é presidente GBR Brasil e coordenadora do GBR Sul Paulista e defenque que o cão é a peça-chave da resolução dos casos e, entre as características que necessita ter para participar do Mantrailing, segundo Ana, não apresentar obediência é a principal.

“Isso é difícil de entender. No Mantrailing, se inverte a lógica, o cão é quem sabe onde está e é ele quem diz para onde vai, comanda a ação. Se ele tiver obediência, isso vai acabar atrapalhando. Um tranco em uma guia que dê, ele vai achar que está sendo punido, e aí vai sentar ou olhar para o condutor para esperar um comando do que tem que fazer”, diz.

Os bloodhounds, inclusive, não aceitam ser condicionados. “Se você tentar ensiná-los a sentar, eles entenderão muito bem o que você quer, mas não farão porque são teimosos. A grande vantagem de um bloodhound para isso é que o que ele quer fazer é brincar de procurar pessoas. Isso já está marcado no DNA há séculos desde o século XII, eles fazem isso. Não ensinamos nada para os cães de Mantrailing, só aprendemos a ler o que estão fazendo”, explica Ana. Além disso, precisa ser um cão sociável, que goste de ser humano e de brincar.

Para saber como funciona todo o processo de Mantrailing e quais os cuidados devem ser tomados para proporcionar qualidade de vida aos cães, leia a reportagem completa na edição de maio da C&G VF. Acesse aqui. 

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.