Assine

Enteropatia sensível ao glúten pode desencadear diarreia crônica

Outros sinais associados à afecção são perda de peso e anorexia

A reatividade ao glúten presente em alguns cereais vem sendo motivo de preocupação entre os tutores, motivado, principalmente pela incidência elevada da doença celíaca em humanos na atualidade. Em cães, a afecção é denominada enteropatia sensível ao glúten e foi descrita no ano de 1984, em cães da raça setter irlandês. 

Os principais sinais clínicos associados à afecção incluem perda de peso, diarreia crônica e anorexia, sendo observados, em média, a partir dos seis meses de idade. A patologia inclui, ainda, aumento da permeabilidade intestinal, atrofia parcial das vilosidades e infiltração intraepitelial de linfócitos e plasmócitos, resultando em danos intestinais de caráter menos severo ao observado em pacientes humanos celíacos. 

A enteropatia sensível ao glúten é transmitida, de acordo com uma herança autossômica recessiva em cães da raça setter irlandês. Recentemente, uma forma multissistêmica da sensibilidade ao glúten foi reportada em cães border terrier. Não existem registros da enteropatia sensível ao glúten em gatos. 

O glúten corresponde à fração de armazenamento proteico nos cereais e é composto por dois grupos: prolaminas, proteínas solúveis em etanol e gluteninas, proteínas insolúveis em etanol. As prolaminas presentes no trigo (gliadina), no centeio (secalina), na cevada (hordeína) e na aveia (avenina) são responsáveis pela reatividade imunológica em pacientes humanos celíacos. Todos os cereais possuem glúten, exceto arroz, milho e tubérculos que são naturalmente isentos de glúten. 

Apesar do nome, o glúten de milho, ingrediente rotineiro em formulações de alimentos para animais de companhia, não possui glúten em sua composição. O milho passa por um processamento no qual a sua porção proteica é concentrada, resultando no ingrediente glúten de milho que contém cerca de 60% de proteína bruta. 

Continue lendo na edição de maio da C&G VF. Acesse aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.