Assine

Especialista explica curiosidades para entender melhor os cães

Conhecer melhor o pet e entender suas características aumenta os laços

Conhecidos por serem os melhores amigos e companheiros fiéis dos homens, os cães fazem parte de incontáveis famílias, fomentando um grande laço de carinho e amizade entres as espécies. Com isso o médico-veterinário e gerente técnico pet da MDS Saúde Animal, Marcio Barboza, levanta algumas curiosidades sobre esses animais.

De acordo com ele, conhecer melhor o pet e entender suas características é importante para aumentar os laços e personalizar os cuidados.

No quesito saúde e bem-estar, o especialista explica a temperatura corpórea dos cães, o ato de roer ossos e as picadas de insetos.  A temperatura dos cães é diferente da humana, no caso dos animais elas variam de 38° a 39°C e por não possuírem glândulas sudoríparas, eles utilizam as almofadas das patas para expelir o suor. Já a ação contínua de roer ossos vai além de uma brincadeira do pet, o comportamento é tido como um traço evolutivo da espécie, que o utiliza para a limpeza dos dentes.

 E talvez poucas pessoas fora da área veterinária saibam, mas eles também podem ficar doentes por picadas de insetos, normalmente de mosquitos, e a leishmaniose é uma delas. Sem esquecer que os pets também podem pegar pulgas e carrapatos dentro de casa, levados, mesmo sem perceber, pelos tutores

Em curiosidade mais amplas, Marcio Barboza explica que os cães carregam em seus focinhos algo que para nós humanos é de extrema importância, a impressão digital, com um padrão único de linhas e que eles também veem cores, mas em tonalidades diferentes das nossas.

Porém a mais surpreendente, é a comprovação de que esses animais realmente sonham. “Você já observou o seu amigo dormindo e mexendo o rabinho ou as patas alguma vez? Saiba que ele provavelmente estava sonhando”, indaga. De acordo com o médico-veterinário, alguns estudos vêm mostrando que os pets têm ondas de movimentos cerebrais durante o sono, o que significa a ação, e outras pesquisas vão além , deizendo que eles sonham com o que acontece no dia a dia.

Fonte: MSD, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.