Assine

Especialistas respondem se alimentos grain free são mais saudáveis

Esta dieta é livre de grãos e já estão conhecidas no mercado pet

Os alimentos grain free, ou livre de grãos, atualmente, são muito populares no mercado pet e não levam cereais como arroz, milho, sorgo, soja, trigo ou cevada em sua composição. Como fontes de carboidratos recebem em sua composição batata, batata doce, mandioca, ervilha, lentilha, entre outros. No entanto, é importante não supor que uma dieta isenta de grãos seja, necessariamente, uma dieta pobre em carboidratos. 

De fato, existem rações grain free nas quais os teores de carboidratos são semelhantes às dietas regulares com grãos. Entretanto, independente dos teores de carboidratos das rações grain free, podemos verificar um aumento da quantidade e qualidade de proteínas e gorduras, quando comparados aos alimentos regulares. 

Uma atenção especial, também, costuma ser dada à inclusão de frutas, legumes e ingredientes funcionais, de forma que essas rações tendem a ser, em sua maioria, alimentos chamados de “Ultrapremium” por terem um maior apelo pela saudabilidade da alimentação, que tende a ser considerada pelos tutores como mais “natural” aos pets, incluindo a ausência de conservantes, corantes, aromatizantes e aditivos sintéticos.  

Embora seja verdade que muitos animais de estimação tenham se dado bem com dietas sem grãos, também é verdade que essas dietas foram desenvolvidas mais em resposta à preferência dos tutores (ou seja, humana) do que às reais necessidades nutricionais dos pets. 

Continue lendo o artigo na edição de dezembro da C&G VF. Clique aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.