Assine

Estudo aponta que cães podem reconhecer pessoas mentirosas

Evolução se dá por conta de vários anos na convivência com humanos

É certo que as qualidades mais surpreendentes dos cães são o olfato e a audição. No entanto, eles também são muito bons conectando-se com as nossas emoções. 

Vários estudos vêm comprovando que os cães são capazes de distinguir se os humanos estão nervosos ou felizes. Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Kyoto, no Japão, confirmou que essa espécie não confia se descobre que os humanos estão mentindo. Para isso, estão preparados para identificar pessoas confiáveis. 

O estudo se baseou em um experimento composto por três fases. Na primeira, um grupo de humanos indicava ao cachorro onde havia comida escondida. Na segunda parte, outros participantes apontavam para uma vasilha vazia. E, na última, o participante que mentia voltava a indicar um recipiente, que desta vez continha comida. 

No final das contas, o animal não respondia ao comando do ser humano “mentiroso”. O responsável pela pesquisa, Akiko Takaoka, disse que os cães utilizam a experiência para avaliar se as pessoas são confiáveis ou não. 

Takaoka ainda menciona que a inteligência social dos cachorros é mais evoluída que pensávamos e isso é um sinal da evolução seletiva feita por meio dos vários anos de convivência com os seres humanos. 

Fonte: Jornal Metro, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.