Assine

Estudo mostra como reduzir risco de reincidência de cancro

Cientistas afirmam que a saída é a remoção de sarcomas de tecidos moles

O risco de reincidência de cancro pode diminuir em cerca de 60% nos cães cujos tumores sejam removidos. Essa conclusão é de um estudo realizado por investigadores da Universidade Estadual do Oregon, nos EUA, que, após uma revisão da literatura científica sobre o tema, concluiu que, nos casos em que os sarcomas de tecidos moles são completamente removidos, a taxa de reincidência do cancro tende a diminuir. 

“O melhor é tirar todo o tumor, se possível. Isso é o que muitos dos médicos-veterinários, incluindo eu, já pensavam, mas este estudo vem torná-lo oficial. Agora podemos dizer: aqui estão os dados”, defende o investigador do Carlson College of Veterinary Medicine e autor principal do estudo, Milan Milovancev. 

No âmbito deste estudo, os investigadores analisaram 486 estudos científicos, concluindo que a remoção completa dos sarcomas de tecidos moles reduz em cerca de 60% o risco de reincidência do cancro. 

Além disso, os autores do estudo sublinham que esta análise permitiu concluir que existe a necessidade de os investigadores na área da Medicina Veterinária adotarem orientações estandardizadas para reduzir o enviesamento sistemático dos estudos científicos. 

Conheça o estudo em detalhe aqui. 

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.