Assine

Estudo revela preocupação sobre bem-estar de profissionais da área

Medicina-veterinária tem risco elevado em problemas de saúde mental

Produzido pela World Small Animal Veterinary Association (Wsava), o primeiro estudo global sobre o bem-estar dos profissionais da medicina veterinária, concluí uma correlação entre o exercício da função com o risco elevado em desenvolver problemas de saúde mental. Intitulado “Moldar o futuro: o bem-estar na profissão veterinária”, o material foi apresentado durante o Congresso Mundial da Wsava em Toronto, no Canadá.

 Ao decorrer da produção, o estudo contou com a participação de 4 258 veterinários por todo o mundo, relatando que os problemas abarcam toda a equipe, não apenas os médicos veterinários. Os mais afetados são mulheres, jovens profissionais, enfermeiras e auxiliares veterinárias.

As conclusões foram apresentadas pela psicóloga Nienke Endenburg, que trabalha na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Utrecht. “A nossa pesquisa – o primeiro estudo global de bem-estar na medicina veterinária – confirma uma possível correlação entre a carreira em medicina veterinária e um elevado risco de problemas de saúde mental. É provável que tal seja causado por uma combinação de fatores, incluindo o ambiente profissional, características pessoais e as pressões dos clientes. Estamos muito preocupados com o impacto que isto está a ter em milhares de profissionais veterinários por todo o mundo e acreditamos que deve ser abordado sem demoras”, disse a psicóloga e co-chair do Grupo Profissional de Bem-estar da Wsava.

As informações recolhidas serrão analisadas em maior pormenor e serão preparadas para uma futura publicação científica, para então desenvolver um plano de ação emergente. Que ela garante "Serão partilhadas ferramentas criadas por associações de médicos veterinários, bem como outras criadas com base no estudo, para assegurar que todos os membros da equipa de cuidados veterinários possam ter ajuda quando tiverem – ou, idealmente, antes de terem – um problema de saúde mental”.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.