Assine

Europa apresenta medidas contra o tráfico de animais de companhia

Resolução aponta a importância da adoção em detrimento da compra

A Comissão do Ambiente, da Saúde Pública e da Segurança Alimentar do Parlamento Europeu apresentou e viu aprovada, no dia 21 de janeiro, uma resolução contra o tráfico ilegal de animais de estimação, com o objetivo de garantir o bem-estar animal e proteger os consumidores e a saúde pública. 

Este plano de ação comunitário define responsabilidades e medidas de combate ao tráfico ilegal de animais de companhia, propõe a criação de um sistema obrigatório de registo e identificação de cães e gatos no âmbito da UE, e a definição do conceito de instalações de criação de animais em grande escala, mais conhecidas como “puppy mills”. 

No plano da comissão estão, ainda, previstas sanções penais mais duras para os traficantes de animais e seus colaboradores (veterinários, serviços públicos nacionais e agentes econômicos), maior cooperação entre as alfândegas e autoridades veterinárias e a sensibilização para a adoção animal em detrimento da compra. 

A resolução foi aprovada com 66 votos a favor, zero contra e três abstenções, tendo, agora, de ser aprovada em plenário, em Estrasburgo, agendado para fevereiro. 

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.