Assine

Guia sobre posse responsável é criado e direcionado para tutores

Informação sobre bem-estar e cuidados essenciais nunca é demais

A professora adjunta do Departamento de Genética do Instituto de Biociências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP, campus de Botucatu), Lígia Souza Lima Silveira da Mota, juntamente com um grupo de alunos do curso de graduação em Medicina Veterinária, resolveu cuidar dos cães que ficavam perambulando pelo Campus da universidade, porém, ao fazer isso, perceberam que quase 100% daqueles animais tinham um tutor. 

Para tentar resolver ou diminuir o problema, ela e seus alunos criaram o manual “Nosso amigo cão, um guia para a guarda responsável”. “Depois de verificar que os animais possuíam donos, em uma segunda etapa, já coordenando outro grupo de graduandos, realizamos visitas e entrevistas em alguns bairros da cidade de Botucatu (SP), constatando o mesmo fato, ou seja, grande parte dos cães que estão na rua possuem tutor.  E, a partir daí, iniciamos este projeto de extensão universitária, que visou a execução de um trabalho educacional procurando conscientizar a população da importância da criação adequada dos cães”, explica. 

Para ela, se todo cidadão conhecer e aplicar os vários aspectos da guarda responsável, isto acarretará na promoção do bem-estar e na prevenção de doenças, aspectos estes diretamente relacionados à proteção da Saúde Pública. “A cartilha procura explicar sobre os cuidados que devemos ter com os cães em relação à saúde, alimentação, espaço adequado, higiene, vacinação, castração, além de alguns aspectos comportamentais. Também exploramos os diversos aspectos das zoonoses e sobre legislação”, detalha Lígia. 

Confira os detalhes da investigação na reportagem de novembro da C&G VF. Acesse já

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.