Assine

Hercosul mostra que a alimentação de cães e gatos deve ser diferente

Um cão comer um produto de gato, por exemplo, pode alterar seus níveis nutricionais

Não é difícil entender que cães e gatos são diferentes e, portanto, as suas necessidades de nutrição também são. A Hercosul preparou um material que explica o motivo pelo qual a alimentação é diferente entre estes pets e o que pode acontecer ao não oferecer a eles uma nutrição adequada às suas necessidades.

De acordo com a médica-veterinária que compõe a equipe de marketing da Hercosul, Paula Genuíno, a ração felina tem um índice maior de proteínas e gorduras, bem como níveis adequados de alguns nutrientes como a taurina e vitamina A, do que os alimentos para os cães. Isso porque os gatos são carnívoros e dependem de um maior consumo de proteína de origem animal.

Já a alimentação dos cães também deve contar com carnes, mas suas necessidades são menores quando comparadas aos felinos, já que os cães conseguem metabolizar carboidratos com mais facilidade. Portanto, quando um produto para cão é oferecido a um gato, por exemplo, logo se notará um emagrecimento no animal e, a longo prazo, a falta de nutrientes em seu organismo que pode até comprometer seu sistema cardíaco, visão, entre outros. Já se for o contrário, os cães podem ganhar sobrepeso e, também, alterar seus níveis nutricionais. É neste contexto que a Hercosul desenvolve produtos voltados especificamente para alimentar cães, variando entre porte, fase de vida e necessidades específicas de saúde, como a tendência à obesidade; e para gatos, variando entre idade e necessidades específicas, como alimentos para felinos castrados ou que precisem atentar ao peso excessivo.

Assim, segundo Paula, cada alimento é formulado com toda a atenção e carinho necessários para atender às demandas nutricionais dos pets. Além das rações (alimento seco), a Hercosul dispõe de patês e sachês que podem complementar a dieta dos pets, sendo uma fonte de nutrição e equilbrio na dieta.

Os alimentos úmidos, além de muito saborosos, auxiliam na hidratação dos gatos – que têm mais resistência a beber água durante o dia – e consequentemente, podem ajudar a prevenir a formação de cálculos renais. Para os cães, além dos alimentos úmidos, também existem opções no portfólio, de lanches que complementam com muito sabor e saúde a dieta canina, como bifinhos. "É importante ressaltar que os alimentos da Hercosul são completos e balanceados, o que significa que não é necessário suplementar a dieta.  Mas nada impede que alguns petiscos saudáveis entrem no cardápio", destaca Paula.

Segundo ela, caso o tutor queira oferecer outro tipo de alimento, uma boa opção são pedaços de frutas como banana, maçã e pera (ambas sem sementes) como petiscos. "Essas frutas são ricas em vitaminas e minerais e são uma opção muito saudável de snack, lembrando que é importante sempre consultar um veterinário para que ele indique o alimento que o pet pode ingerir. Saber a condição de saúde do gato é fundamental para que a melhor escolha seja feita”, finaliza.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.