Assine

Hipertireoidismo é frequente na clínica de felinos

Doença tem fácil diagnóstico, por meio da realização do T4 total

Um gato com perda de peso, polifagia, poliuria, polidipsia, taquicardia, hiperatividade/irritabilidade, sintomas gastrointestinais, como vômitos e diarreia, pelagem opaca e emaranhada e hipertensão de discreta à moderada pode levar o veterinário a um caminho: hipertireoidismo. 

Sobre isto, a médica-veterinária, mestre em Medicina Veterinária e Bem-estar animal (com ênfase em Endocrinologia) e especializada em Endocrinologia e Metabologia de cães e gatos, Paula de Albuquerque Oliveira, explica que o hipertireoidismo é ocasionado pela excessiva produção ou secreção dos hormônios da tireoide, T3 e T4 e, geralmente, resulta de uma condição autônoma primária da glândula tireoide em consequência de uma hiperplasia adenomatosa ou adenoma e ainda, em consequência de um carcinoma funcional. 

Segundo a profissional, em gatos, ela é diferente do que ocorre em cães. “Neste último, quando acontece essa doença, geralmente, é secundária à doença neoplásica da glândula tireoide, que leva à produção excessiva dos hormônios”, explica. Para chegar ao diagnóstico, explica Paula, o veterinário deve realizar a dosagem sérica de T4 total. “Mas, também podem ser realizados outros exames hormonais como o TSH e o T4 livre por diálise de equilíbrio, mas só a dosagem do T4 total já é eficaz”, conta. 

Sobre o tratamento, a médica-veterinária afirma que pode ser realizado de forma medicamentosa, alimentar ou pela radioiodoterapia e, ainda, quando necessário, o tratamento cirúrgico deve ser considerado. “Com a utilização do Metimazol, por via oral, na forma medicamentosa; por meio da alimentação (mas infelizmente, não existe ainda em nosso País a ração específica para o tratamento do hipertireoidismo), e a mais eficaz forma de tratamento é por meio da radioiodoterapia”, diz. 

Leia a reportagem completa na edição de setembro da C&G VF. Clique aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.