Assine

Indústrias farmacêutica e biotecnológica podem se unir contra o câncer

WSAVA apoia manual que destaca os benefícios dessa colaboração para a Veterinária

Foi lançado, recentemente, um documento de recomendações que evidencia o valor das relações comerciais entre os setores farmacêutico e biotecnológico da saúde humana e animal, pela World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) e o One Health Committee (WSAVA OHC). O manual foi publicado pelas duas entidades na sequência de um workshop sobre Oncologia Comparativa, no Congresso Mundial da WSAVA em Toronto, no ano passado.

O objetivo é dar continuidade ao desenvolvimento de uma nova estratégia para melhorar o desenvolvimento de medicamentos contra o câncer, utilizando uma abordagem “One Health”.

Muitos dos cânceres que afetam os animais de companhia ocorrem, também, nos seres humanos. Assim, a relação entre os setores oferece a oportunidade de melhorar a vida de doentes animais e humanos, por meio do estudo paralelo de tumores e tratamentos em ambas as espécies.

O workshop contou com a participação de vários membros do WSAVA OHC, acadêmicos e representantes da indústria que trabalham na investigação do câncer, com ênfase na descoberta de medicamentos.

O documento “Delivering Innovation to Oncology Drug Development through Cancer Drug DISCO (Development Incentive Strategy using Comparative Oncology): Perspectivas, lacunas e soluções”, que resultou do workshop, foi, agora, publicado na revista científica Annals of Medicine and Clinical Oncology e apresenta várias perspectivas comerciais sobre a relação mais cooperante entre os setores farmacêutico e biotecnológico da saúde humana e animal.

“Esta abordagem é um valor central da nossa nova estratégia de desenvolvimento de medicamentos contra a doença”, declara o fundador e presidente da Vuja De Sciences e pioneiro da Drug DISCO, David Warshawsky.

“O campo da oncologia comparativa como parte do desenvolvimento de medicamentos contra o câncer destaca-se como um exemplo bem-sucedido da abordagem One Health à Medicina e este novo documento apresenta uma estratégia matizada e inovadora para proporcionar esta oportunidade translacional”, disse o presidente do Comitê One Health da WSAVA, Michael Lappin.

Os autores e o WSAVA OHC planeiam utilizar o documento para aumentar a sensibilização para a oncologia comparativa e impulsionar a sua utilização para criar o alinhamento proposto e necessário entre a farmácia e a biotecnologia entre estes dois setores.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.