Assine

Médico-veterinário ensina como dar banho a seco nos gatos

Tutores podem seguir dicas para higienizar o felino sem irritá-lo

Quem já tentou dar banho em gatos sabe que a missão não é fácil, já que eles não gostam nem um pouco de entrar na água. Mas, diferente dos cães, eles não precisam tomar banhos regularmente, pois conseguem se manter limpos sozinhos. O que pode exigir um cuidado maior com a higiene são momentos pontuais, como, por exemplo, quando o felino brinca com terra. 

Para esses casos, você pode optar pelo banho a seco que, além de limpar, evita o estresse do animal e o do tutor também. “O banho a seco para gato é uma opção que, além de manter o animal sempre limpo e evitar situações de irritação, também economiza água e é uma ótima alternativa para dias mais frios”, explica o médico veterinário da Max Cat, Marcello Machado. 

Por isso, quando o proprietário precisar fazer a higiene do pet, deve seguir um passo a passo do banho seco para os felinos. Machado afirma que é preciso providenciar os materiais necessários: lenços umedecidos para gatos (é importante que sejam específicos para uso animal), algodão, produto para banho a seco em gato (com orientação ao veterinário sobre qual o mais indicado para seu felino) e toalha seca. 

Lenços úmidos. A limpeza deve começar por todo o corpo da gato com os lenços úmidos com o cuidado de tirar a parte mais evidente da sujeira. “É preciso atenção às patas, genitais e todas as dobrinhas que estiverem sujeiras. Nesse momento, é importante não se estressar e não passar nervosismo. O tutor deve tentar levar como uma brincadeira com o gato. Para isso, vale usar alguns brinquedos e dar muito carinho”, orienta. 

Cuidar dos pelos do gato. Chegou o momento de cuidar dos pelos. É necessário escolher um produto específico para o gato, pois ele irá se lamber e acabará ingerindo a substância que foi aplicada. “Com um spray, o proprietário deve borrifar por todo o corpo do felino, sempre tomando cuidado para não atingir seus olhos. Também deve utilizar uma toalha seca para espalhar o produto no pelo e, caso o gato tenha o pelo comprido, substituir a toalha por uma escova para ser passada no sentido contrário do pelo”, ensina. 

Para finalizar, pode utilizar um secador de longe e fazer a escovação no sentido do pelo. “Esse processo irá retirar a sujeira, evitando doenças de pele como pulgas e outros problemas que podem prejudicar a saúde do seu pequeno. Seguindo todos os passos, o tutor verá que é fácil deixar o felino limpo sem passar pelo estresse da água”, finaliza. 

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.