Assine

Medicina Veterinária baseada em evidência exige estudo constante

Entenda o conceito e como aplicar nas tomadas de decisão na clínica

Quem possui um animal de estimação quer oferecer o que há de melhor a seu pet e quem estuda para garantir isso? O médico-veterinário. No entanto, a garantia disso não se limita apenas ao que é aprendido em sala, o profissional precisa se atualizar para oferecer um serviço comprovadamente positivo: a Medicina Veterinária baseada em evidência. 

Mas o que seria esse conceito? De acordo com a médica-veterinária, professora doutora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zooetcnia da Universidade de São Paulo (USP), e responsável pela disciplina de Medicina Veterinária Baseada em Evidências, do Curso de Pós-Graduação de Clínica Médica, Denise Saretta Schwartz, é a aplicação dos resultados da pesquisa para melhorar o cuidado do paciente. 

“É uma abordagem utilizada para tomada de decisões considerando as incertezas encaradas na prática. Baseia-se no uso explícito e crítico da revisão da literatura disponível, combinado com o entendimento da fisiopatologia do processo, experiência clínica do profissional e as preferências do responsável pelo animal”, explica.  A diferença em relação aos processos que normalmente são realizados pelos médicos-veterinários é a constante atualização do conhecimento com base na avaliação crítica da literatura e a escolha da melhor evidência disponível. 

Leia a reportagem completa na edição de janeiro da C&G VF. Clique aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.