Assine

Necessidade nutricional varia de acordo com as fases de vida dos pets

Médicas-veterinárias explicam importância na hora de selecionar a melhor dieta

A preocupação e cuidado para qual dieta proporcionará maior benefício aos animais de companhia tem ganhado cada vez mais importância entre os tutores. Com isso, as médicas-veterinárias, Luciana Domingues de Oliveira, mestra e doutora na área de Nutrição de Cães e Gatos pela UNESP/Jaboticabal e Camila Baptista da Silva, a residente de Nutrição Animal pelo ECVCN na Universidade de Gante/Bélgica, explicam como se é feita a melhor escolha ao decorrer das fases em que o pet se encontra.

Segundo as especialistas, não existe uma dieta única que seja a melhor para todo cão ou todo o gato, já que, assim como nós, esses animais são indivíduos e a melhor dieta varia. No entanto, fatores como idade, sexo, raça, estado reprodutivo, composição corporal, nível de atividade física, e preferência alimentar e de textura são extremamente importantes na hora de selecionar o melhor alimento.

Assim como produtos alimentícios para cães e gatos fomentam com as especificidades perante idade e necessidades, as diferentes fases da vida dos pets exigem cuidados distintos, principalmente pelas demandas nutricionais.

“Alguns nutrientes que são essenciais para os filhotes e gestantes, podem não ser essenciais para cães e gatos adultos em manutenção ou senis, como é o caso de alguns ácidos graxos: ácido araquidônico, EPA e DHA, que são estritamente importantes para a formação e maturação do cérebro e retina dos filhotes1”, afirmam.

Para saber quais as dietas indicadas para a gestação, filhotes, pets adultos e período de senialidade, leia a reportagem completa na edição de janeiro da C&G VF. Acesse aqui. 

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.