Assine

Nem sempre a hipertensão pode ser identificada em felinos

Diagnóstico é realizado com base na mensuração da pressão arterial

A hipertensão é uma doença subdiagnosticada em felinos com incidência crescente conforme aumenta a idade dos gatos. De acordo com a médica-veterinária especializada em felinos do Hospital 4Cats, Bruna Rodrigues Padin, ela é associada a doenças comuns em animais de meia idade a idosos como doença renal crônica e hipertireoidismo, além de outras menos comuns como hiperaldosteronismo, hiperadrenocortiscicmo e feocromocitoma. “Porém, em até 20% dos casos, não existe doença de base associada, sendo considerada uma doença primaria”, contabiliza. 

De acordo com Bruna, a hipertensão pode acometer gatos em qualquer idade e fase da vida, entretanto, é mais prevalente em animais idosos, acima de dez anos, com a média de idade dos acometidos sendo de 13 a 15 anos. “Um recente estudo mostrou que gatos acima de nove anos têm aumento de 1 a 2 mmHg na pressão arterial sistólica, por ano”, aponta. 

Ainda de acordo com essa pesquisa, essa condição pode trazer problemas secundários para os gatos. “Ela pode causar doenças em tecidos que tem alto suprimento arteriolar. Os olhos, cérebro, rins e miocárdio são, portanto, particularmente vulneráveis a lesão hipertensiva”, informa Bruna. 

Os felinos tendem a esconder sinais de que algo não está bem. Quando o assunto é hipertensão, uma doença que, por si só, é silenciosa e apresenta manifestações clínicas agudas apenas quando já ocorreu lesões em órgãos alvo, não é diferente. “Ou é descoberta apenas devido a manifestações clínicas da doença de base, como a azotemia da doença renal crônica, por exemplo. Onde o gato irá passar por uma avaliação geral e a hipertensão será diagnosticada, embora sem ter apresentado nenhuma manifestação especifica”. 

Leia a reportagem completa na edição de abril da C&G VF. Clique aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.