Assine

Novo estudo revela: Terapia com animais diminui estresse em universitários

Contato diminui produção de cortisol, o hormônio causador do estresse

A terapia assistida por animais tem se tornado cada vez mais comum, principalmente quando relacionada ao âmbito escolar. De acordo com estudos realizados no Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal Waltham, parte da Mars Petcare, os benefícios educacionais advindos da ação demonstram por parte dos alunos um melhor desempenho nas tarefas cognitivas, melhorias na comunicação e até a redução de comportamentos extremos. 

Com alto poder de atenuar o estresse, de acordo com os pesquisadores, foi avaliado o crescente número de casos do problema entre os estudantes universitários e tendo conhecimento de todos os benefícios da relação com os animais, um estudo inédito foi conduzido pela Washington State University. Para ajudá-los, centenas de faculdades em todo o país implementaram programas de visitação de animais.

 Com foco no principal hormônio causador do estresse, o cortisol, a iniciativa é uma das primeiras a se aprofundar nos benefícios fisiológicos de se acariciar animais de estimação na faculdade. A pesquisa se concentrou em 249 universitários, divididos aleatoriamente em quatro grupos durante um programa de visitação. Para a realização das análises foram medidos os níveis de cortisol presentes na saliva e, assim, a quantidade de saliva produzida pelo hormônio serviu como uma indicação do nível de estresse.

 A experiência variou de acordo com o grupo: o primeiro foi autorizado a sair com os animais e fazer atividades interativas; o segundo passou dez minutos na fila, esperando e observando outros alunos interagirem com os pets; o terceiro só recebeu autorização para observar imagens e uma apresentação de slides; o último foi colocado em uma lista de espera indefinida, sem contato com os animais.

Amostras de salivas dos alunos foram recolhidas antes e depois do processo, e no final, o primeiro grupo mostrou níveis significativamente mais baixos de cortisol e os resultados sugerem que apenas 10 minutos de carinho no pet podem ter um impacto significativo nos níveis de estresse físico do aluno.

 Embora o tamanho da amostra deste estudo seja pequena, os resultados complementam a extensa pesquisa sobre terapia assistida por animais, que mostrou que ter um cão é benéfico tanto para a saúde humana quanto para o bem-estar. 

Fonte: Mars Petcare, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.