Assine

Pele e pelagem são indicadores da qualidade de vida dos pets

Segundo veterinário, tutores devem ficar atentos às mudanças

Muito além da questão estética, os cuidados com a pele e a pelagem dos animais de companhia são de extremada importância para manter a qualidade de vida de cães e gatos. Isso deve ocorrer, pois tanto a pele, quanto o pelo, funcionam como indicadores de saúde, do bom funcionamento do organismo e desempenham um papel significativo de proteção.

De acordo com o médico-veterinário, Flavio Silva, supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet, enquanto a pele forma uma barreira entre o animal e o meio ambiente para bloquear perigos físicos, químicos e microbiológicos, a pelagem ajuda na proteção da pele em si, que é o órgão mais extenso e visível do corpo. O que exige maior atenção dos tutores.

Com isso, é indicado por ele três pontos que precisam ser levados em consideração no cuidado com a pele e pelagem dos pets, a começar pela boa alimentação.  A nutrição adequada, balanceada e de qualidade impede que ocorra descamações e quebras na barreira de proteção da pele, além de não deixar que o pelo fique opaco e quebradiço.

Ainda de acordo com o veterinário, os banhos e as escovações também são de extrema importância, contudo, os tutores devem ficar atentos ao shampoo e à frequência de banhos. Em excesso, podem interferir na oleosidade natural da pele do pet, diminuir a barreira de proteção natural e também facilitar infecções.

Referentes à escovação, segundo Flávio, acostumar o animal desde filhote com a prática diária é de grande importância, pois o ato, ajuda a eliminar células mortas e pelos soltos. Para os gatos, ação é ainda mais necessária para evitar as bolas de pelo.

Para o veterinário, é essencial que os tutores incluam esses três pontos na rotina de cuidados com os pets e que haja um acompanhamento profissional. “É fundamental fazer um trabalho de conscientização dos tutores para mostrar que esses cuidados não são somente pela beleza, mas também para que os pets vivam mais e com mais saúde”, finaliza.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.