Assine

Pesquisa do setor de patologia da UFLA recebe prêmio em congresso

Trabalho tem foco no diagnóstico da leishmaniose visceral canina

O setor de patologia, do Departamento de Medicina Veterinária, da Universidade Federal de Lavras (DMV/UFLA), recebeu o prêmio de melhor trabalho de métodos de diagnósticos do 5° Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária (CBPV). 

Sob a orientação do professor Djeison Lutier Raymundo, a estudante e bolsista do Programa de Bolsa Institucional de Pesquisa (PIBIC/UFLA), Ana Beatriz de Souza da Silva, apresentou parte do trabalho desenvolvido pela aluna de doutorado do Programa de Ciências Veterinárias da (UFLA), Adriana Silva Albuquerque, intitulado “Comparação do exame citopatológico e uso do protocolo imunoquocitoquímico no diagnóstico da leishmaniose visceral canina” (Comparison of citopathplogycal exam and use of imunnocitochemistry protocol in the diagnosis of canine visceral leishmaniasis). 

Para Raymundo, a premiação é um reconhecimento pelo esforço dos envolvidos e uma forma de mostrar à sociedade que universidade faz pesquisa sim. “Além disso, o trabalho proporciona avanços e melhorias no diagnóstico da leishmaniose, possibilitando maior acurácia no diagnóstico, mais saúde ao animal e, consequentemente, mais saúde humana. O prêmio lança holofotes sobre a UFLA e o DMV, pois representantes das maiores universidades de todo País participaram do congresso e puderam ver o que fazemos de pesquisa aqui na Universidade”, declara. 

De acordo com o professor, o trabalho premiado teve a colaboração de outros estudantes de iniciação cientifica, pós-graduação e de professores do departamento. O 5° CBPV ocorreu entre os dias 15 e 18/7, em Ribeirão Preto (SP). Foram apresentados mais de 10 trabalhos do setor de patologia da UFLA no congresso. 

Fonte: UFLA, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.