Assine

Plataforma reúne conhecimento de veterinários brasileiros

Com fóruns de discussão, bulário e calculadoras, Vetsapiens conecta clínicos

Cláudia Guimarães, em casa

claudia@ciasullieditores.com.br

Todo veterinário sabe que, ao atender um caso complicado, nem sempre é possível encaminhar a um especialista, é de grande valia a comunicação com outros colegas da profissão a fim de compreender e aprender com as experiências de quem já teve a mesma dúvida no passado. Pensando nisso, foi criada a plataforma Vetsapiens, que conecta veterinários de diversas localidades para gerar discussões e prestar auxílio em prol do bem-estar dos pacientes.

A sócia fundadora e CEO do Vetsapiens, Paola Lazaretti, comenta que o site surgiu após sua experiência como veterinária nos Estados Unidos. “Lá, uma plataforma semelhante já é utilizada há 30 anos. No Brasil, temos uma enorme discrepância de recursos, de acesso à informação e disponibilidade de atendimento especializado. O Vetsapiens surgiu para dar acesso aos veterinários de todo o País a uma plataforma on-line e segura para discutir casos, além de poder comunicar-se, diretamente, com vários dos melhores veterinários, que são os nossos moderadores”, conta.

Segundo ela, são 50 profissionais renomados do Brasil atuando nas diversas áreas de especialidade da clínica e cirurgia de pequenos animais, que garantem que as informações trocadas sejam confiáveis e atualizadas. “Além disto, as discussões ficam armazenadas e, facilmente acessíveis, por uma ferramenta de busca inteligente, para que outros veterinários, com dúvidas semelhantes, possam encontrar as respostas para seus casos”, informa.

Além de artigos, plataforma disponibiliza calculadoras
clínicas para facilitar a rotina do veterinário
(Foto: reprodução)

Conteúdo. Ao mesmo tempo, os moderadores da página podem divulgar seus serviços para que seja possível seus colegas encaminharem casos, como comentado por Paola. “Além do Fórum, temos excelentes calculadoras clínicas para facilitar a rotina do veterinário. Calculadoras que auxiliam e facilitam nos cálculos de fluidoterapia, de infusão contínua de fármacos, fármacos de emergência, reposição de potássio, cálculo de intoxicação por chocolate e cafeína, dentre várias outras. Temos uma sessão de artigos científicos, atualizada semanalmente, onde, além de divulgarmos os artigos científicos da Veterinária publicados por brasileiros, selecionamos os artigos mais relevantes publicados nas revistas ​nacionais e internacionais mais importantes da nossa área”, revela.

Além disso, a plataforma disponibiliza uma biblioteca de consulta rápida on-line, que cresce continuamente. Nela, há resumos atualizados e práticos das doenças mais frequentes na clínica de pequenos animais, ​além de folhetos de ​orientações, que podem ser impressos e entregues aos tutores no momento do diagnóstico para facilitar a comunicação entre veterinário e cliente, conforme mencionado pela executiva.

Como se isso não bastasse, Paola informa que o bulário do site é o primeiro no Brasil baseado nas doses do ​Plumb's veterinary drug book,​ o maior e mais completo bulário veterinário. “Nosso objetivo é tornar o Vetsapiens uma ferramenta essencial à boa prática da Medicina Veterinária no Brasil e, eventualmente, em outros países de língua portuguesa. Já temos associados de vários Estados brasileiros, incluindo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Goiás, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e, todos os dias, ​recebemos novas assinaturas vindas dos quatro cantos do País, mostrando que o veterinário brasileiro sabe que nossa profissão exige constante atualização, que faz o diferencial no mercado de trabalho”, avalia.

Elanco investe em iniciativas que auxiliem os
profissionais na busca por saúde e bem-estar
de cães e gatos (Foto: reprodução)

Mais fortes juntos. Não à toa, a Elanco, quando soube da iniciativa, arregaçou as mangas para criar uma parceria com a plataforma. “A Elanco é uma empresa de ponta e ​muito preocupada com a qualidade de seus produtos, que são desenvolvidos por meio de muita pesquisa. Seus colaboradores, por conhecerem a realidade da Medicina Veterinária fora do País, reconhecem a utilidade de uma plataforma como o Vetsapiens”, expõe Paola.

A parceria surgiu quando a Elanco tomou conhecimento do site e percebeu a seriedade do projeto, bem como a qualidade dos veterinários que o apoia e atuam como moderadores, como explica a profissional. “O Vetsapiens é uma oportunidade da Elanco continuar a se relacionar com os veterinários que valorizam conhecimento, informação, inovação e buscam qualidade na sua rotina veterinária”, pondera.

A gerente de Terapêuticos para Animais de Companhia da Elanco, Bruna Tadini, destaca que a empresa investe, fortemente, na classe médica veterinária por meio de diversas iniciativas e por reconhecer a importância desse profissional na saúde e bem-estar de cães e gatos, no Brasil e no mundo. “A Vetsapiens é mais uma forma da Elanco estar próxima dos veterinários e os auxiliar em suas rotinas, incentivando a troca de experiências e ampliando conhecimento. Por isso, fizemos questão de sermos pioneiros em apoiar essa plataforma. Acreditamos que o momento, com a pandemia causada pela Covid-19, necessita ainda mais de formas de viabilizar o acesso a conteúdos relevantes para médicos-veterinários de todo o Brasil, além de permitir a conexão entre eles, eliminando fronteiras”, argumenta.

O Vetsapiens foi fundado por cinco médicas-veterinárias que, como dito por Paola, são amantes da profissão, idealistas, trabalhando em diversas áreas de atuação e com um objetivo único de contribuir para a profissão no Brasil. “Temos planos de expansão e muitos outros recursos estão em desenvolvimento. Queremos sempre manter um canal de comunicação aberto com nossos usuários. Todos estão convidados a participar do Fórum, não apenas com questões clínicas, mas, também, com questões relacionadas aos desafios da nossa rotina. Sabemos que a nossa profissão envolve muitos aspectos emocionais e sociais e que veterinários precisam lidar sozinhos, diariamente, com desafios que geram grande estresse e esgotamento físico e mental”, salienta a executiva que acredita que um local para conversa, desabafo, troca de experiências e acolhimento é sempre bem-vindo. “E estamos aqui para sempre apoiar nossos colegas e seus pacientes”, finaliza.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.