Assine

Podcast da PremieRpet abre espaço aos humanos que cuidam dos pets

PodVet convida grandes nomes da Veterinária para dividir suas experiências

Durante essa semana, o médico-veterinário é homenageado e tem suas funções destacadas diante da sociedade. Em clínicas, hospitais, nas salas de aula e na indústria pet, o foco deles são os animais de estimação. Mas, afinal, quem é o ser humano por detrás do jaleco de médico-veterinário, qual a sua história, seus percalços, sua superação, seus medos e certezas?

Para responder essas perguntas a todos que se interessam pelo universo pet, admiram a profissão e gostam de escutar boas histórias de vida, a PremieRpet criou o PodVet: um podcast com 8 episódios com ótimas conversas entre veterinários e um psicólogo e psicoterapeuta.

Os convidados falam abertamente sobre suas experiências, sucessos e as dificuldades ao longo de suas jornadas. As conversas transcendem a profissão e trazem aos ouvintes valiosas reflexões de vida com um importante ponto em comum: o destaque para a saúde mental.

Pout-pourri da vida real. Todos os convidados são profissionais de referência em suas áreas de atuação, mas o que os une no PodVet, mais do que a Medicina Veterinária, são as experiências de vida e a disponibilidade em compartilhá-las com os ouvintes. A convidada Mitika Hagiwara, por exemplo, em um determinado momento de sua vida, percebeu que agia de forma onipotente. Terapia e uma viagem às raízes no oriente fizeram parte do processo de (re)encontro consigo mesma, que ela relata no bate-papo do Episódio 1.  Já Maria Alessandra Martins precisou viver um burnout e parar em um quarto de hospital para refletir sobre a forma acelerada que conduzia sua rotina. Hoje, ela tem mais bem-estar e aproveita seu momento de vida, como conta no Episódio 2.

Outros temas que permeiam os episódios são o desafio de equilibrar vida pessoal e profissional, a relação com o tutor dos pets, a “síndrome de São Francisco” (que se refere à ideia de recolher e salvar todos os animais necessitados), a importância de contar com uma rede de apoio, o aprendizado constante como impulso para o desenvolvimento, a necessidade de fazer escolhas, os revezes que vêm para o bem, o desafio de lidar com a finitude e com a eutanásia na medicina veterinária, entre outros.

“O PodVet mostra o lado humano do profissional, que, muitas vezes, não é visto em um primeiro momento, porque fica escondido atrás da imagem social que se tem do médico-veterinário”, afirma a diretora de Planejamento Estratégico e Marketing Corporativo da PremieRpet, Madalena Spinazzola. Outro destaque, segundo ela, é desmistificar a ideia de sucesso fácil: “É possível perceber que, mesmo os grandes mestres, tiveram sua dose de dificuldades, tropeços e que viver a profissão, seja a Medicina Veterinária ou qualquer outra, exige preparo, perseverança e cuidado permanente com a saúde mental, um tema que precisa ser colocado em destaque”, completa.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

CFMV lança novo site em comemoração do Dia do Médic0-Veterinário

Comemoração: CRMV-SP realiza a 4ª Semana do Médico-Veterinário

Funções do médico-veterinário estão além de cuidar de pets

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.