Assine

Prefeitura do Rio lança plataforma de cadastro online para pets

Iniciativa visa facilitar identificação, segurança e levantes quantitativos

Para facilitar a identificação, proporcionar segurança e fazer levantes quantitativos de animais em cada região, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou no dia 16 de setembro uma plataforma digital, online e gratuita para o cadastro de animais domésticos com microsship, a SISBICHO. 

No município, a aplicação do microchip será obrigatória para os casos de doação e comercialização. O cadastro de dados será feito por profissionais de clínicas e consultórios veterinários, petshops, hotéis para animais, canis, abrigos e sociedades protetoras credenciadas pela Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses do município do estado (Subvisa) e com a licença sanitária em dia.

A iniciativa prevê carteira oficial de identificação com foto para os pets no Registro Geral de Animais (RGA), que possuirá dados como nome, raça, data de nascimento e número do chip. De acordo com a Prefeitura, o mecanismo auxiliará em casos de fuga, animais perdidos ou roubo, além de facilitar no embarque em voos, assim como casos de adoção, venda, troca de dono ou tutor e morte do animal, dentre outras vantagens.

 O cadastro é garantido para cães e gatos castrados ou em tratamento da esporotricose nas unidades da prefeitura. Para os demais casos, a aplicação do chip tem um custo de R$ 25,00. No entanto, os estabelecimentos credenciados podem definir o valor para o procedimento.

Outros locais também já possuem esse tipo de registro, como a cidade de São Paulo, onde o cadastro é obrigatório para cães e gatos desde 200, no Paraná, com o projeto “Pet Amigo”, um cadastro estadual de registro de animais de companhia e também o Identipet, feito em diversos cartórios no Brasil, disponível para baixar no site e pode ser preenchido pelo próprio tutor.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.