Assine

Profissionais comentam ação de dieta vegetariana e vegana para pets

Afinal, é ou não possível que os animais se alimentem dessa forma?

Cada vez mais, o tema de alimentos vegetarianos e veganos para pets está sendo discutido e incorporado no manejo nutricional de cães e gatos. Em muitos casos, a decisão de um proprietário em alimentar seu animal de estimação com uma dieta vegana ou vegetariana, tem relação com uma filosofia, credo ou ética. 

As dietas vegetarianas podem conter, em sua composição, além de vegetais, ovos e proteínas lácteas como fontes proteicas e gordura animal como fonte de ácidos graxos essenciais. Já dietas veganas são compostas exclusivamente por alimentos de origem vegetal. Dietas vegetarianas comerciais estão disponíveis tanto para caninos como para felinos. 

Para cães adultos saudáveis, pode-se fornecer alimento vegetariano e, até mesmo, vegano completo e balanceado, devido a característica alimentar onívora dessa espécie. Esta dieta deve ser formulada com o uso de produtos de origem vegetal e a suplementação de aminoácidos, vitaminas e minerais sintéticos, a fim de fornecer todos os nutrientes necessários aos cães. Porém, os gatos, que são carnívoros estritos, necessitam de alguns nutrientes essenciais que só podem ser obtidos por meio do fornecimento de ingredientes de origem animal, como, por exemplo, taurina, vitamina A em sua forma ativa e ácido araquidônico. Tanto a vitamina A ativa, quanto a taurina, podem ser encontradas e suplementadas de forma sintética, o que não ocorre com o ácido araquidônico. 

Sinais clínicos de deficiência de taurina, cobalamina e vitamina A podem se desenvolver ao longo de meses ou anos. Assim sendo, proprietários que desejam proporcionar alimentação vegetariana aos seus gatos devem ter muito cuidado na escolha do alimento e monitorar o estado de saúde do animal com o auxílio de exames veterinários periódicos, tais como taurina e cobalamina sérica. Embora a inclusão de taurina na dieta não seja uma preocupação para a maioria dos cães saudáveis, quando estes animais são alimentados com dietas vegetarianas também devem ter os níveis de taurina monitorados periodicamente. 

Leia o artigo completo na edição de junho da C&G VF. Clique aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.