Assine

Profissionais comentam os mitos do carboidrato para cães e gatos

Existem diferentes formas de carboidratos na dieta de animais

Muitas pessoas devem se perguntar como é possível definir uma dieta como “rica” ou “excessiva” em carboidratos. De acordo com uma pesquisa elaborada pelas veterinárias Luciana Domingues de Oliveira, Camila Baptista da Silva e Raquel Valim Lebres, não existe um consenso sobre a quantidade que pode ser considerada como “rica” ou “excessiva” de carboidratos para cães e gatos. 

As quantidades usuais de carboidratos encontradas em rações secas para pets variam entre 20% a 50%, de forma que essas quantidades já são consideradas por muitos como “excessivas” mesmo sem haver nenhum estudo que correlacione a ingestão de carboidratos (causa) e o aparecimento de doenças (efeito). 

As veterinárias mostram que é fato que cães e gatos saudáveis não precisam de carboidratos na dieta. Embora o carboidrato não seja um nutriente dietético essencial, a maioria das células do corpo, normalmente, utiliza glicose como sua principal fonte de energia. Algumas células podem usar fontes alternativas de energia, mas outras, especialmente as cerebrais, precisam de um fornecimento contínuo de glicose. 

A glicose é tão crítica para a sobrevivência que inúmeros sistemas estão em vigor para garantir um fornecimento consistente a nível celular. Na maioria das espécies os carboidratos são utilizados como uma fonte pronta de glicose para atender demandas celulares. Quando o carboidrato dietético não é provido em quantidades suficientes, a proteína dietética é usada como fonte primária de glicose via gliconeogênese. No entanto, estudos mais recentes in vivo descobriram que os gatos se adaptam a diferentes níveis de proteínas e carboidratos da dieta desde que o requisito mínimo para proteínas seja cumprido. 

Mas, em relação à obesidade, o estudo mostra que é um erro comum achar que os carboidratos causam sobrepeso. A obesidade se instala quando há um balanço energético positivo, ou seja, quando a ingestão calórica excede a necessidade energética. As calorias são fornecidas não só pelos carboidratos, mas, principalmente pelas gorduras e, de forma menos importante, pelas proteínas. 

Leia o material completo na edição deste mês da C&G VF. 

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.