Assine

Profissionais discutem se alimentação natural precisa de suplementação

Existem vitaminas e minerais indicados exclusivamente para dietas caseiras

Cada vez mais os tutores de cães e gatos têm se interessado em substituir a alimentação industrializada por alimentação caseira, amplamente difundida como alimentação natural (AN). Existem vários motivos para que os proprietários busquem a AN, como por exemplo, controle da qualidade dos ingredientes utilizados; fuga da monotonia alimentar do uso de rações, com possibilidade de variação das receitas; evitar o uso de corantes, aromatizantes e conservantes químicos; fornecer alimentos frescos e apetitosos; melhorar a digestão, a qualidade das fezes, o hálito, a pelagem e a imunidade, entre outros. 

No entanto, o uso da dieta caseira entrega ao tutor a responsabilidade da produção do alimento e seu controle de qualidade. Mas, o que é visto por muitos como “empoderamento” do tutor, pode se tornar uma grande armadilha, já que os mesmos não possuem conhecimentos específicos em nutrição de cães e gatos e, com frequência, se baseiam em receitas difundidas pela internet, por livros e por pessoas que não possuem adequada formação para tal atividade, de forma que não são aptos em garantir que essas dietas estejam adequadamente balanceadas para cada animal. 

A partir do momento que há falta ou excesso de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, aminoácidos ou ácidos graxos, o pet pode apresentar, em um período relativamente curto, piora de sua qualidade de vida pelo aparecimento de uma ou mais disfunções metabólicas, que vão se agravando com o passar do tempo. Dessa forma, a elaboração de um alimento pelo médico-veterinário com conhecimento de nutrição de cães e gatos, associado a um tutor disposto a seguir exatamente o que foi recomendado, sem substituições, exclusões e alterações de quantidade dos ingredientes, pode oferecer benefícios aos animais. 

Entretanto, a falta de comprometimento dos proprietários com a recomendação ou a ideia de que eles podem fazer a dieta da forma que julgarem melhor pode causar sérios danos à saúde dos pets e o que era para ser um grande benefício se transforma num terrível pesadelo. 

Leia o artigo completo na edição de abril da C&G VF. Acesse já

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.