Assine

Reino Unido realiza novo levantamento sobre câncer canino

Segundo dados, doença é responsável por 27% das mortes em cães de raça pura e 45% em idosos

Em contínuo combate ao câncer, o Reino Unido realizou um novo levantamento para identificar o panorama atual da doença em território europeu. Segundo os dados da revisão científica de evolução da oncologia veterinária, a doença é responsável por 27% das mortes em cães de raça pura e 45% das mortes em animais com mais de dez anos de idade.

Tendo se tornando uma doença bastante comum em animais de estimação, especialmente em cães e gatos, para o autor do estudo, é difícil saber se a incidência da patologia em pets aumentou nos últimos anos, uma vez que não há registos históricos, assim explica o portal Veterinária Atual.

Ainda segundo o portal on-line, o problema tem sido combatido desde que Portugal criou o primeiro registo oncológico animal, a plataforma Vet-OncoNet (Veterinary Oncology Network), desenvolvida pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). Assim como na Espanha, onde Colégio de Veterinários de Alicante promove um projeto para a criação de uma rede de clínicas veterinárias para reportar casos de câncer em animais de estimação, visando a tabulação de casos.

Com o estudo, apesar de um possível aumento dos diagnósticos, foi verificado uma crescente procura na especialização veterinária, nos avanços em oncologia dentro do setor, assim como o aumento de opções tecnológicas para o tratamento da patologia.  Contudo, a iniciativa afirma que é importante que haja uma consciência crescente da importância da qualidade e não só da quantidade de vida dos animais.

Em alerta à conscientização do câncer canino, nós da equipe C&G entrevistamos um especialista em oncologia para nos ajudar a entender sobre um ensaio realizado por universidades estadunidenses perante a criação de uma vacina preventiva a doença, para saber mais, leia aqui.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.