Assine

Rivalidade entre cães e gatos está associada ao instinto de caça

Questão é ligada diretamente às características genéticas, advindas dos descendentes

Criada como forma de simbolizar o impasse, a expressão ‘entre cães e gatos’ ainda é comumente utilizada. Mas será que essas espécies realmente não se gostam?

De acordo com uma publicação da revista Galileu, o estranhamento de uma espécie com a outra tem algumas explicações, ligadas diretamente às características genéticas. “Os cães são descendentes de lobos, que têm um forte instinto de caça. A captura de outros animais para alimentação era a única forma de sobrevivência, até que alguns deles passaram a se aproximar do homem para garantir seus restos de comida. Os humanos, por outro lado, perceberam o benefício dessa relação, uma vez que esses animais os protegiam, além de serem uma boa companhia. Domesticados, viraram o melhor amigo do homem, mas não perderam o instinto predatório”, explica a revista.

Mesmo com toda a mudança de cenário, o sentido de caça segue sendo ativado pelo cachorro ao se deparar com animais menores, acreditando que eles sejam presas. Nesta situação, em particular com os gatos, a explicação apontada pela ciência, está ligada à reação dos felinos, que percebem a ameaça canina e instintivamente ficam com pelos arrepiados ou saem correndo. “Ou seja, agem como a presa que os cachorros acham que eles são, encorajando o ‘ciclo de caça’”, aponta a publicação.

Contudo, como já sabemos, tal ‘rivalidade’ é facilmente contornável. “A harmonia no relacionamento pode acontecer com um processo de aproximação, habituando um animal à presença do outro. O tutor deve conter condutas agressivas e incentivar a socialização entre os bichos. Quem sabe, assim, a rivalidade fique restrita apenas às histórias dos desenhos animados”, finaliza a revista.

Fonte: Revista Galileu, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/alt/php-fpm56/usr/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/imagick.so' - libMagickWand.so.5: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: