Assine

Saúde Única é um dos principais assuntos trabalhados na SMMV

Sociedade Mineira de Medicina Veterinária busca elevar a profissão no Estado e no País

Cláudia Guimarães, da redação

claudia@ciasullieditores.com.br

Estimular os médicos-veterinários a contribuírem com o desenvolvimento cultural, econômico, técnico e social da categoria e da sociedade em geral é um dos principais objetivos da Sociedade Mineira de Medicina Veterinária (SMMV), além, é claro, de contribuir com a disseminação e aplicação do conhecimento da profissão em todo o Estado de Minas Gerais.

O presidente da entidade, Vitor Márcio Ribeiro, conta que ela foi fundada em 1960 e, desde seu início, a SMMV procurou promover eventos e ocasiões que proporcionassem o crescimento do profissional e da Medicina Veterinária junto à sociedade mineira, brasileira e mundial. “Trabalhamos para representar e defender os direitos e prerrogativas da categoria de veterinários, visando estimular e contribuir para o desenvolvimento da profissão em todas as suas especialidades”, garante.

SMMV
A SMMV tem grandes planos em promover ações
voltadas para a área de pets (Foto: reprodução)

Apesar de ter o olhar voltado para todas as áreas que o veterinário pode seguir, a de pequenos animais é um destaque, conforme diz Ribeiro, já que ela alcança grande importância social. “Os animais de estimação, destacando-se os cães e gatos, compõem no cenário nacional, membros da família brasileira. Com isso, provocam mudanças em leis, têm seus direitos ampliados e fazem com que os profissionais voltados a esse setor busquem sempre aprimoramento. A SMMV, atenta a essa realidade, tem grandes planos, junto à Anclivepa Minas Gerais, em promover ações voltadas para essa especialidade”, revela.

Como fazer parte? Ribeiro explica que o requisito essencial para ser membro da Sociedade é ser veterinário regularmente registrado no CRMV de qualquer região do Brasil ou do exterior, desde que, devidamente, validadas em nosso País. “Assim como estudantes de Medicina Veterinária regularmente matriculados em qualquer escola de Medicina Veterinária brasileira”, adiciona.

Em sua visão, é essencial a formação de grupos de veterinários espalhados pelos Estados brasileiros: “As sociedades profissionais são de grande importância para a integração da profissão e dos clínicos com a sociedade como um todo. Discutem os temas pertinentes das profissões entre os que vivem dela e repercutem à sociedade”, comenta. Assim, como forma de divulgar a SMMV, Ribeiro conta que vem utilizando os boletins do CRMV-MG para informar sobre as ações realizadas pela entidade. “Também apostamos em nossas páginas nas redes sociais (Facebook e Instagram) e contamos com o apoio das principais revistas do setor, como a Cães&Gatos VET FOOD, para divulgarmos nossos ideias e eventos”, destaca.

vetpovo
Incentivar os veterinários a serem cidadãos de bem
e profissionais éticos é um dos objetivos da Sociedade
(Foto: reprodução)

Parcerias. Aproveitando o ótimo relacionamento e afinidade de propostas e ideais com os órgãos de classe atuais, como o CRMV-MG e a Anclivepa-MG, que, nas palavras de Ribeiro, tem sido uma entidade irmã e apoiadora, a diretoria da SMMV está sempre a par das metas a serem batidas a curto e longo prazo. “Focamos em cumprir integralmente a missão da Sociedade de valorizar e incentivar os veterinários a serem cidadãos de bem, profissionais exemplares e éticos. Para isso, queremos, cada vez mais, promover eventos e encontros de formação profissional e de confraternização que criem ambientes positivos para o aprendizado e a busca da ética humana. Também desejamos estar presentes nas atividades que envolvam a Medicina Veterinária no âmbito social, econômico e político do estado de Minas Gerais e de todo o Brasil”, frisa.

Além de tantos eventos realizados no decorrer deste ano, como o I Simpósio Mineiro de Bem-Estar Animal, Curso de Perícia Médica Veterinária em Animais de Produção, Silvestres e Estimação, entre outro, a SMMV programa uma data especial para o fim de 2019: “Um grande evento em homenagem à Medicina Veterinária mineira com a presença do maior número possível de colegas de todo o Estado. A Sociedade entende sua responsabilidade social em estimular os profissionais a contribuírem com a saúde humana, em todos os seus níveis, por meio do cuidado da saúde e bem-estar de todos os animais que sentem e vivem junto a nós, em nossa casa comum: a mãe Terra. A SMMV acredita que a Saúde é Única e, nesse contexto, todos os seres, animais e humanos, devem ser respeitados e tratados para o bem do planeta”, finaliza.

A atual diretoria é composta pelos seguintes médicos-veterinários:

Presidente: Vitor Márcio Ribeiro

1º Vice-Presidente: Manfredo Werkhauser

2º Vice-Presidente: Aldair Junio Woyames Pinto

1º Tesoureiro: Carlos Alberto Dias Alencar

2º Tesoureiro: Abílio Rigueira Domingos

1º Secretária: Naiara Meireles Ciríaco

2º Secretária: Bárbara Silveira Costa

Diretor Social-Cultural: Cristiano Rodrigo Nicomendes Da Silva

Conselheiro Efetivo: Benjamim Da Silva Maciel Junior

Conselheiro Efetivo: Henrique Pinto Coelho Duarte

Conselheiro Efetivo: Júlio César Cambraia Veado

Conselheiro Efetivo: Leonardo De Rago Nery Alves

Conselheiro Efetivo: Rogério Pinheiro Caldas

Conselheiro Suplente: Bruno Antunes Soares

Conselheiro Suplente: Felipe Coser Chow

Conselheiro Suplente: Geraldo César Juliani Sanos

Conselheiro Suplente: Michelle Catarine Diniz Gomes

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.