Assine

Sessão Plenária do CFMV debate Medicina Veterinária do Coletivo

Encontro também elegeu os vencedores dos prêmios Octávio Domingues, Paulo Paulo Dacorso Filho e da Comenda Muniz de Aragão

Em Sessão Plenária Ordinária, realizada por videoconferência, nos dias 20 e 21 de outubro, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) reuniu diretores e conselheiros para analisar e aprovar novas resoluções, com, por exemplo, terapia com células-tronco e uso da ozonioterapia na Medicina Veterinária. O grupo deliberou sobre processos administrativos, analisou os nomes indicados ao Prêmio Octávio Domingues (2019), e assistiu a uma apresentação sobre Medicina Veterinária do Coletivo (MVC).

A médica-veterinária docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente do Instituto de Medicina Veterinária do Coletivo e da Associação brasileira de Bem-Estar Animal, Rita de Cássia Maria Garcia, discorreu sobre essa recente área da profissão. “A MVC engloba a Medicina Veterinária de Abrigos, saúde coletiva e Medicina Veterinária Legal, abordando questões referentes às interações humano, animal e meio ambiente e a promoção de relações harmônicas entre eles”, explicou.

A MVC nasceu do manejo populacional humanitário e sustentável de cães e gatos em áreas urbanas, pois, durante muito tempo, os animais eram capturados e eliminados. “O profissional deste campo não tem que ter só a formação sanitarista, a abrangência é muito maior. Muitas vezes, o médico-veterinário é a primeira pessoa a ter contato com um animal que sofreu abuso. Por trás desses casos, há pessoas em risco, principalmente crianças” alerta a médica-veterinária.

Decisões. O pleno também analisou assuntos e processos de natureza contábil-financeira e aprovou resolução sobre os cuidados que o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) deve adotar para guarda dos dados dos médicos-veterinários e zootecnistas inscritos, em cumprimento à nova Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709). Além disso, a plenária elegeu, em escrutínio secreto, o zootecnista que receberá o Prêmio Octávio Domingues (2019), cujo nome será divulgado no próximo mês, assim como os médicos-veterinários ganhadores do Prêmio Paulo Dacorso Filho e da Comenda Muniz de Aragão.

As novas resoluções analisadas pelos diretores e conselheiros estão previstas para ser publicadas no Diário Oficial da União ainda este mês, quando também serão notícia no site e redes sociais do CFMV.

Participaram da reunião o presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida; o vice-presidente, Luiz Carlos Barboza Tavares; o secretário-geral, Helio Blume; e o tesoureiro, Wanderson Alves Ferreira, representantes da diretoria. Completaram o grupo os conselheiros  Cícero Araújo Pitombo, José Arthur de Abreu Martins, Irineu Benevides, Francisco Atualpa, Therezinha Porto, Wendell José de Lima Melo e Fábio Holder.

Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

CRMV-BA participa de ação contra falsa veterinária que cometia maus-tratos

São Paulo recebe prêmio "Cidade Amiga dos Animais 2020"

Pets anões: condição oferece algum risco à saúde?

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.