Assine

Suplementação adequada é de extrema importância às dietas caseiras

Ação é necessária, já que alguns nutrientes não são obtidos por meio dos alimentos

Nos últimos anos, a procura por formulaçções de dietas caseiras tem crescido consideravelmente dentro dos consultórios veterinários. No entanto, especialistas afirmam que montagem não está ligada unicamente ao afastamento da oferta de rações, mas da necessidade de suplementação correta.

Segundo a graduanda do 10° semestre de Medicina Veterinária da Universidade Metodista de São Paulo, Mariana Garcia Begio, com orientação da docente do curso, Tânia Parra Fernandes, atualmente vivenciamos um “retorno” à alimentação natural, que contém cerca de 70% de água.

Em material publicado na revista C&G VF, o uso de rações pode provocar obesidade aos animais que não praticam atividades físicas, o que tem motivado a procura de novas dietas, onde os veterinários têm prescrito dietas caseiras balanceadas e suplementadas.

De acordo com autoras, a suplementação de vitaminas e minerais é necessária, uma vez que alguns nutrientes não são obtidos por meio dos alimentos. A alimentação natural não tem conservantes e corantes, induz o aumento da ingestão hídrica, possui menos calorias e favorece a saciedade. É um diferencial para diversas situações clínicas, como as ligadas ao trato urinário.

No entanto, para que seja ofertada este tipo de dieta ao animal, é de extrema importância o contato com um veterinário capacitado em nutrição animal, que deverá ser seguida à risca pelos tutores de cães para evitar desequilíbrio nutricional, doenças e até a morte.

Para saber mais sobre a suplementação em dietas caseiras, assim como vantagens e as necessidades advindas da fase de vida do animal, leia a reportagem completa na edição de janeiro da C&G VF. Acesse aqui. 

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.