Assine

Terapia individualizada aumenta chances de pacientes oncológicos

Escolha de agentes antineoplásicos alcança sucesso terapêutico

A Oncologia é uma especialidade da Medicina Veterinária de grande crescimento e em constante avanço. Frequentemente, inovações nas áreas diagnósticas e terapêuticas se tornam disponíveis para os veterinários e tutores de cães e gatos. 

As pesquisas têm se intensificado ao longo dos últimos anos, gerando dados que nos permite determinar a eficácia dos agentes antineoplásico e protocolos terapêuticos. Os dados obtidos nos estudos clínicos são rapidamente aplicados na rotina oncológica e possibilitam que formas mais efetivas de controlar a doença sejam empregadas no tratamento dos cães.

O tipo histológico do tumor e o estadiamento clínico do paciente são as variáveis mais relevantes na indicação da terapia antineoplásica. O potencial de recidiva tumoral e do desenvolvimento da metástase são estimados pela avaliação dos fatores prognósticos como grau histológico, localização e dimensão da lesão primária, margem de segurança cirúrgica, infiltração em linfonodos, marcadores de proliferação celular, presença de receptores hormonais e de tirosina quinase na membrana das células tumorais, entre outros. 

A correlação dos fatores prognósticos de um paciente com os resultados obtidos nos estudos clínicos nos permite uma escolha mais assertiva da necessidade e do beneHcio do tratamento antineoplásico do paciente. Porém, a resposta terapêutica individual é muito variada. Em humanos, por exemplo, apesar dos resultados dos estudo clínicos indicarem beneHcios em muitos tratamentos antineoplásicos, 38% a 75% dos pacientes não apresentam resposta ao mesmo. Apesar de dados como esses ainda não estarem disponíveis para cães e gatos, possivelmente a porcentagem de inefetividade do tratamento oncológico pode ultrapassar a faixa 70% dos casos.

Leia o artigo completo na edição nº 237 da C&G VF. Acesse já

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.