Assine

Terapia tópica pode ser a primeira escolha do veterinário em certos casos

Produtos corretos são protagonistas para uma pele saudável

A terapia tópica faz parte do dia-a-dia do Médico-veterinário. No entanto, a médica-veterinária dermatóloga e gerente de Produtos Soft Care, Salua Carolina Cataneo, explica que, apesar de bem descrita na Dermatologia Humana e na Veterinária, ela é pouco explorada pelos médicos-veterinários. 

“Se utiliza produtos tópicos como coadjuvantes ao tratamento quando, na verdade, poderiam ser utilizados como primeira escolha, uma vez que agem direto no órgão alvo e com poucos efeitos adversos, sem contar com o fato de conseguirmos visualizar a melhora de maneira mais efetiva do que o tratamento por via oral”, afirma. Ainda segundo ela, os dois deveriam ser tratados com a mesma importância para a melhora do paciente, uma vez que tratamentos dermatológicos são multimodais. 

Salua explica, ainda, que o brasileiro foi elencado como a população mais higiênica do mundo (dois a três banhos em média por dia). “E isso se estende a seus pets. Dar banhos semanais faz parte da rotina dos pacientes. Portanto a terapia tópica por meio dos banhos terapêuticos é facilmente prescrita, diferente de outros países onde se utiliza muito produtos para higiene em casa, como mousses de limpeza ou lencinhos umedecidos, afinal os tutores não têm o hábito de banhar os animais”, conta. 

Clique aqui para ler a reportagem completa em nossa revista on-line.  

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Seja o primeiro a comentar
Seu comentário foi enviado. Aguarde aprovação.
Erro ao enviar o comentário. Por favor, preencha o captcha e tente novamente.